[Macronoroeste-campinas] GRAVE: MUITO IMPORTANTE: Fuga em Franco da Rocha

Isabel Barbosa issil em hotmail.com
Segunda Setembro 5 19:58:16 CEST 2011



 









Camaradas e Amig em s,

ACOMPANHEM
DIVULGUEM
PAUTEM 
CUBRAM
PUBLIQUEM


considero o fato que a mensagem abaixo narra, de grande gravidade.Primeiro, pela denúncia em si mesma no que diz respeito ao tratamento dos pacientes manicomizados.Segundo, pelo movimento que em alguns momentos parece desaparecido, mas em outros coloca a cabeça de fora (muitas vezes tendo como principal porta-voz o senhor Ferreira Gullar), que pretende a privatização desse setor da saúde e, pelo que podemos deduzir das muitas declarações e matérias a esse respeito, a privatização viria (ou virá?) acompanhada da internação enquanto regra.

Putabraço,
Alipio Freire





---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Paulo César Sampaio 
Data: 28 de agosto de 2011 11:07
Assunto: Enc: Fuga em Franco da Rocha
Para: 









SP: 7 fogem de hospital de custódia; funcionária cita maus-tratos
27 de agosto de 2011 • 18h33 • atualizado às 18h46 Comentários
60
Notícia

Daniel Favero
Felipe Franke*


Sete pacientes do Hospital de Custódia e Tratamento de Franco da Rocha 1, região metropolitana de São Paulo, fugiram na madrugada de deste sábado após cavarem um buraco. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), cinco foram recapturados. Ex-funcionários e militantes de entidades de defesa aos diretos humanos denunciam torturas e abusos sexuais contra os pacientes, que deveriam receber tratamento psicológico no local que possui capacidade para 465 pacientes, mas abriga 526.

A SAP informou que a corregedoria administrativa do sistema prisional vai apurar as circunstâncias da fuga. Sobre as denúncias de maus-tratos, a secretaria só deve se pronunciar no decorrer da semana que vem.

Segundo uma ex-funcionária que não quis se identificar, a fuga é resultado de um regime de "terror" que começou a ser implantado com a chegada da nova diretoria comandada por Luiz Henrique Negrão.

Ao invés de aplicar o tratamento aos pacientes, em um local que abriga presos com problemas mentais, ele teria suprimido medidas recreativas aos detentos ou cuidados especiais que as suas doenças requerem, e promovido uma política de presídio com tortura e isolamento dos internos, que estariam prestes a se rebelar.

A funcionária, que trabalhou por mais de 20 anos no local, afirma que os funcionários que não compactuam com o regime de tortura estariam sendo transferidos para presídios comuns, muito mais violentos do que os hospitais de custódia psiquiátricos. Ela afirma que diversos funcionários, inclusive o diretor, já esperavam pela fuga, mas nada foi feito para impedir.

O psiquiatra Paulo Cesar Sampaio, ex-coordenador de Saúde do Sistema Penitenciário, disse que pediu exoneração do Manicômio Judiciário de Franco da Rocha porque a atual administração, apoiada pela Secretaria Administração Penitenciária de São Paulo (SAP), tem promovido torturas e repressão nessas unidades. Esse ambiente teria motivado a fuga, algo que, segundo ele, não acontecia havia mais de 20 anos.

"Pedi exoneração pela forma como estavam tratando os pacientes. Eu sou integrante do Movimento dos Direitos Humanos, e eles querem repressão, tortura espancamento, e não concordo com isso (...) O sistema prisional de São Paulo não está tratando eles como doentes, mas sim torturando, pressionando, querendo afastar da família e isso criou um clima de tensão". Segundo Sampaio, as mulheres estão sendo trancadas por 20 horas diariamente, além de denúncias de espancamentos e abusos sexuais. "As mulheres estão ameaçando de se rebelar porque estão sendo trancadas por 20 horas".

Ele diz que em Franco da Rocha está sendo aplicado o mesmo tratamento que era aplicado aos pacientes do Hospital de Custódia e Tratamento de Taubaté. "Alguns funcionários não aceitam o tratamento de tortura, então, além de punir os pacientes estão punindo os funcionários que não aceitam a tortura".

*Colaborou Maria Clara Dutra, Especial para o Terra.










 		 	   		  
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: https://lists.ourproject.org/pipermail/macronoroeste-campinas/attachments/20110905/e9887031/attachment.htm 


Mais detalhes sobre a lista de discussão Macronoroeste-campinas