[Solar-general] Microsoft anuncia em sites Linux

Lun Abr 12 14:57:49 CEST 2004

| Enviado em Quarta, 31 de março 2004 as 08:22:23
| A nova estratégia da Microsoft na briga contra o Linux é colocar
anúncios justamente nos sites especializados em Linux.
| Não foi apenas no UnderLinux que a Microsoft tentou colocar anúncios.
Eu acredito que ela deva estar tentando colocar anúncios em todos (ou
pelo menos nos principais) sites que tratam de Linux, Software Livre ou
afins.

| Os anúncios vão desde pura propaganda dos produtos até os famosos
"estudos de casos" onde ela tenta mostrar que o Windows é melhor, mais
barato, mais seguro ou mais rápido que o Linux.
| Essa atitude é ao mesmo tempo esperta e desesperada. Sua preocupação
com o avanço do Linux deve estar em níveis realmente alarmantes para ela
ter que fazer coisas como essas. Ao mesmo tempo que ela é esperta o
bastante para utilizar a arma do inimigo contra ele mesmo, pois quanto
mais pessoas entrarem nos sites de Linux, mais pessoas verão propagandas
da MS.
| Eu tive a oportunidade de encontrar alguns sites onde há propaganda da
MS bem no meio de matérias sobre Linux. Entre eles estão os sites Linux
Planet (www.linuxplanet.com) e Tom's Hardware (www.tomshardware.com). No
caso do Tom's Hardware o anúncio foi colocado numa matéria que fala como
migrar do Windows para Linux e no caso do LinuxPlanet numa matéria
falando do objetivo da Sun de criar um Linux 3D.
| Eu gostaria de deixar aqui minha decepção com os proprietários e
administradores dos referidos sites e dos demais que aceitam tais
anúncios. Principalmente onde são colocados. Eu sei que todos precisam
de dinheiro para sobreviver, mas existem diversas alternativas para se
arrecadar dinheiro.
| Claro que cada caso é um caso, não existe uma fórmula única e
milagrosa, mas sempre existe mais de uma possibilidade de se levantar
dinheiro. Isso vais desde a venda de produtos até conseguir
patrocinadores ou investir em prestação de serviços. O que não se pode
fazer é esperar que alguém bata à sua porta e diga: "Eu quero anunciar
no seu site!". Lembrem-se do ditado que diz que "quando a esmola é
demais o santo desconfia".
| O que a MS está tentando fazer é, como já mencionei, usar nossa arma
contra nós mesmos. Cada vez que uma pessoa procurar informações sobre
Linux, software livre ou um produto relacionado essa pessoa vai
encontrar também um anúncio da MS dizendo que os produtos dela são
melhores. E não pensem que ninguém liga ou que não vai fazer diferença.
Claro que faz, claro que as pessoas sofrem influência. Quem nunca pediu
ou viu alguém pedir uma Coca-Cola tentando se referir simplesmente à uma
refrigenrante; ou na dúvida não acabou almoçando no McDonand's? É isso
que a MS está tentado embutir na cabeça das pessoas não exclarecidas:
"Na dúvida fique com a MS".
| Mais uma vez que coloco aqui minha decepção com os administradores e
proprietários dos sites especializados que permitem que tais anúncios
sejam publicados. Esperam que eles consigam ver que estão dando um tiro
no próprio pé. Se você fosse o dono da Ambev (Brahma/Antartica) você
tomaria Kaiser ou Nova Skin? Se você fosse o o Dono do habib's ou do
Bob's você almoçaria no McDonand's?
| Qualquer ganho que venhamos a ter será apenas temporário. Não vamos
pensar no Hoje e sim no Amanhã. Garanto que se algum site onde ela
anuncia hoje estiver prestes a fechar as portas ela não vai colocar nem
um centavo sequer para salvá-lo.
| Então, não vamos continuar nessa trajetória que só vai nos levar para
baixo a médio e longo prazo. Vamos ser mais espertos e maldosos, pois a
MS utiliza-se de todas as armas possíveis e não tem a menor piedade de
nenhum de nós. Lembrem-se que o que eles mais querem é o fim do Linux e
dos softwares livres.
| Espero ter conseguido alertar os colegas para o plano maquiavélico que
está em andamento e vamos proteger o que é nosso.