[Musix-Help] Problemas com PenDrive

Gilberto Borges bandacarona en yahoo.com.br
Jue Ene 5 21:40:35 CET 2006


Para los que tienen problemas con PenDrive USB yo recomendo leer lo que sigue. 
 
 Hasta Luego
 Gilblack
 
 http://www.guiadohardware.net/noticias/2005-12/#43b6e602
 
 Lentidão de acesso a pendrives no Kernel 2.6.1x (grave) A partir do Kernel 2.6.12 houve uma mudança importante no modo padrão de acesso a pendrives, mp3players e outros dispositivos de armazenamento USB. 
  
  Para aumentar a segurança da gravação de dados, muitas distribuições montam os drives usando a opção "sync", que sincroniza a gravação dos dados, diminuindo a probabilidade de perder arquivos ao remover o pendrive sem desmontar. 
  
  O problema é que na nova versão do driver usb-storage, a opção passou a ser seguida a risca, fazendo com que a cada setor gravado, seja feita uma atualização na tabela de alocação de arquivos da partição. Isto faz com que a velocidade de gravação fique assustadoramente baixa, algo em torno de 40 kb/s nos pendrives USB 1.0 e de 200 a 300 kb/s nos 2.0. 
  
  A solução é passar a montar os pendrives usando a opção "async", se necessário via terminal, usando o comando:  
  
  # mount -o async /dev/sda1 /mnt/pendrive 
  
 Além do problema da lentidão, montar os drives com a opção "sync" pode causar danos depois de algum tempo de uso, pois as frequentes gravações aos primeiros setores (onde está a tabela de alocação) podem rapidamente exceder o limite de gravações das memórias flash mais baratas, inutilizando o pendrive, como reportado aqui: 
  
  http://readlist.com/lists/vger.kernel.org/linux-kernel/22/111748.html 
  
 Note que este "problema" só afeta os Kernels recentes, a partir do 2.6.12. Você só precisa se preocupar com isso se está usando uma versão recente e está tendo o problema de lentidão ao gravar dados no pendrive que citei.

		
---------------------------------
 Yahoo! doce lar. Faça do Yahoo! sua homepage.
------------ próxima parte ------------
Se ha borrado un adjunto en formato HTML...
URL: /pipermail/musix-help/attachments/20060105/9767f959/attachment.htm


Más información sobre la lista de distribución Musix-Help