[Musix-Help] Problemas com Adaptador USB para memory stick

Jorge Salgueiro jorge.salgueiro en gmail.com
Jue Dic 1 13:32:47 CET 2005

Em 01/12/05, Evandro Veloso Gomes<gnome_gtk2000 en yahoo.com.br> escreveu:

> Ontem tentei gravar umas músicas num memory key usando um adaptador USB. Na
> primeira tentativa gravou tudo mas vários arquivos com nome acentuado e/ou
> com espaço foram gravados com o nome alterado.

isso normalmente acontece com cd's... será que monyas-te o usb
consederando o sistema de ficheiros correcto?  para saber faz

mount

como root
se tens o usb com fat32 (que deve ser o normal)

mount -t vfat /dev/ubb1 (directorio para montar em musix deve ser
/mnt/usbpen se nao está creado crea-lo como root e muda-lhe as
permissoes ao directorio para que todos os usuarios possam usar-lo)

mais detalles

man mount
man fstab

> No KDE havia aparecido o ícone do dispositivo mas só com o montar-todo.sh é
> que foi montado.

faz gedit montar-todo.sh para saber "que coño hace" ;-)

> Durante a cópia, notei qus janelas de cópia (estava usando o konqueror como
> gerenciador de arquivos) estavam todas acusando que estava parado. Usei um
> Ctrl + Alt+ Backspace e retomei o trabalho na máquina.
> Não consegui desmontar o comando via 'umount /dev/uba1' mas ele foi
> remontado via 'montar-todo.sh' ora como /dev/ubb1 ora como /dev/ubc1.

marcos, musix funciona com udev?

> Quando terminei, fui olhar no MP3 e só apareciam 6 músicas, fiquei
> suspeitando que era porque vários arquivos tinham ficado incompletos porque
> tinha feito cópias de vários diretórios simultaneamente.
> Mas, ao montar novamente usando o mesmo montar-todo.sh, o Konqueror dizia
> que o dispositivo era somente leitura, tentava formatar no qtparted e dava
> erro de que o sistema estava montado mesmo quando não estava ou não voltava
> erro mas ao olhar de novo não tinha mudado nada.

âs vezes é bom fazer à mao para ficar a saber que está acontecendo...
man mount e konsole ;-)

 No fdisk, excluía a
> partição e incluía de novo e dava erro de read / write.
> No Kurumin 4.1 eu consegui formatar o dispositivo mas, desta vez, mesmo
> gravando aos poucos não consegui passar da sexta música.
> No Windows porém não tive qualquer problema para gravar nem mesmo com nomes
> com espaço ou vários diretórios copindo juntos.

nao formates. Continua con vfat, só assim vais a conseguir usar o teu
usbpen em wingows, só assim nao que existem drivers para ext2 fs para
windows

um abraço