[Macronoroeste-campinas] [Eli dos Santos Fernandes] Região Metropolitana de Campinas possui áreas contaminadas

Eli Fernandes fernandeseli em gmail.com
Segunda Fevereiro 18 18:41:19 CET 2013

http://eli-fernandes.blogspot.com.br/2013/02/bairro-de-campinas-e-contaminado-e.html

Pra uma lista que pretende debater a região macronoroeste de Campinas é um
atestado de INCOMPETÊNCIA um assessor pago com dinheiro público alegar que
uma mensagem como esta não tem sentido nesta lista. Ah tá, não é a mesma
região. E se for ver direitinho na Macro, não tem nada parecido? Debate,
meu bem, não pode ter limite, ou é AUTORITARISMO. E se quer sair da lista,
vai tarde!

Bairro de Campinas é contaminado e mantém empreendimentos
imobiliários<http://eli-fernandes.blogspot.com.br/2013/02/bairro-de-campinas-e-contaminado-e.html>
*Mansões Santo Antonio - *Município de
Campinas<http://www.cetesb.sp.gov.br/areas-contaminadas/relacoes-de-areas-contaminadas/25-mansoes-santo-antonio>
 <http://www.cetesb.sp.gov.br/areas-contaminadas/relacoes-de-areas-contaminadas/25-mansoes-santo-antonio>
A Mansões Santo Antonio é um bairro localizado no Município de Campinas,
onde a empresa Concima S.A. Construções Civis implantou, na Rua Hermantino
Coelho, 908, a partir do final dos anos 1990, um conjunto de apartamentos
residenciais denominado Parque
Primavera.<http://www.cetesb.sp.gov.br/areas-contaminadas/relacoes-de-areas-contaminadas/25-mansoes-santo-antonio>
 <http://www.cetesb.sp.gov.br/areas-contaminadas/relacoes-de-areas-contaminadas/25-mansoes-santo-antonio>
O local foi anteriormente ocupado pela Proquima Produtos Químicos Ltda.,
que procedia à recuperação de solventes, empresa recorrente em infrações e
práticas ambientais inadequadas, que redundaram na contaminação do solo e
das águas subterrâneas, confirmada somente em 2001, quando já haviam sido
construídos três edifícios, um dos quais já
ocupado.<http://www.cetesb.sp.gov.br/areas-contaminadas/relacoes-de-areas-contaminadas/25-mansoes-santo-antonio>
 <http://www.cetesb.sp.gov.br/areas-contaminadas/relacoes-de-areas-contaminadas/25-mansoes-santo-antonio>
A Proquima iniciou atividades no local antes de 1976, efetuando a
recuperação de solventes a partir de resíduos industriais ou solventes
gastos, para a fabricação de produtos de limpeza. Suas operações,
realizadas de forma não adequada, motivaram várias autuações, especialmente
por conta de reclamações da população por causa das emanações de odores. Em
1987, um incêndio acarretou o derramamento de produtos químicos no solo e,
em 1990, sofreu interdição pela CETESB, suspenso em seguida por meio de
liminar judicial, o que possibilitou o seu funcionamento até 1996, quando,
por meio de acordo, a empresa desativou as
instalações.<http://www.cetesb.sp.gov.br/areas-contaminadas/relacoes-de-areas-contaminadas/25-mansoes-santo-antonio>
 <http://www.cetesb.sp.gov.br/areas-contaminadas/relacoes-de-areas-contaminadas/25-mansoes-santo-antonio>
Em 1996, a Concima adquiriu a área para a construção de oito prédios de
apartamentos, dos quais apenas três foram edificadas, uma das quais foi
ocupada pelos compradores.<http://www.cetesb.sp.gov.br/areas-contaminadas/relacoes-de-areas-contaminadas/25-mansoes-santo-antonio>
 <http://www.cetesb.sp.gov.br/areas-contaminadas/relacoes-de-areas-contaminadas/25-mansoes-santo-antonio>
Em agosto de 2001, a CETESB indeferiu pedido de aprovação da segunda fase
do empreendimento, lavrando auto de advertência com exigência de realização
de investigação detalhada do solo e das águas subterrâneas para avaliar a
extensão da contaminação e adotar as medidas de caráter emergencial
necessárias, entre elas o monitoramento de gases e vapores, e da
água.<http://www.cetesb.sp.gov.br/areas-contaminadas/relacoes-de-areas-contaminadas/25-mansoes-santo-antonio>
Até o momento, a prefeitura local não forneceu o Habite-se para os prédios
edificados.<http://www.cetesb.sp.gov.br/areas-contaminadas/relacoes-de-areas-contaminadas/25-mansoes-santo-antonio>