[Macronoroeste-campinas] SOBRE LIXOS E OUTROS LIXOS

Isabel Barbosa issil em hotmail.com
Sábado Janeiro 28 19:36:24 CET 2012

OLÁ PARA VOCÊS.Preciso de uma informação que até agora não vi em nenhum email, jornal ou outra forma mais direta de informação relacionada a questão dos residuos solidos domesticos e nenhuma manifestação da comunidade ambientalista atuante.Estamos vivendo uma nova fase de consumo, especialmente nos supermercados, onde começaremos a pagar pelas sacolas plásticas utilizadas durante as nossas compras e uma campanha gigantesca para a utilização de sacolas retornaveis, com um apelo ambiental digno de um premio especialmente criado para a salvação do planeta, certo?Minha duvida não diz respeito a necessidade de revisão dos nossos modos de consumo mas há outras questões decorrentes desta campanha, pelo menos do meu ponto de vista:A distribuição das sacolas gratuitas, certamente estava contabilizada nos custos e repassada ao valor das mercadorias então vai a minha primeira questão: Quanto esta retirada vai baratear os produtos disponiveis nas prateleiras dos mercados e quem vai controlar esta nova planilha de custo ou será feita uma redistribuição deste valores nos salários dos funcionários????Alguns mercados estavam utilizando sacolas biodegradaveis que, a principio, deveriam diminuir o impacto ambiental. Então vai minha segunda pergunta. Este tipo de "plastico" vai ser colocado a nossa disposição para que possamos acondicionar os nossos residuos organicos de forma menos impactante, uma vez que os  reciclaveis se não estâo já deveriam estar sendo separados e destinados de forma correta.Relacionado ao segundo ponto vai mais um questionamento aqueles sacos plásticos de lixo hoje disponiveis não são mais prejudiciais ao meio ambiente do que as sacolas que estavamos usando?????????Os serviços públicos de coletas de lixo vão incluir nos seus contratos de licitação uma nova modalidade de coleta com caminhões adaptados e gente treinada do tipo  'LATÃO DE LIXO' como era feita  há varios anos atrás quando a gente punha os detritos e o lixeiro jogava-os no caminhão e devolvia o recipiente na porta da nossa casa????????????? Certamente que as pessoas mais jovens nem devem ter visto isso (nossa to ficando velha mesmo kkkk) mas de todo modo essa forma economizaria quanto do ponto de vista da sobrevida dos aterros sanitários das cidades já tão estrangulados???????
Por estas e outras que peço ajuda de tod em s voces porque estou confusa quanto a intenção, intensidade e extensão deste problema. Questões ambientais, salvar vidas, salvar planeta ou apropriar do discurso ou temos de tudo um pouco. Não estou entendendo
ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR ESTOU CONFUSA ????????????????????????????
BOM FINaL DE SEMANA
ISABEL