[Macronoroeste-campinas] Fundador do Creative Commons deve fazer palestra em São Paulo

PONTOS SP - Robson Sampaio reductio.ad.ethos em gmail.com
Quarta Julho 27 20:52:54 CEST 2011

Sent from my iPhone

Begin forwarded message:

*From:* Lilian Starobinas <lstarobinas em gmail.com>
*Date:* July 27, 2011 5:17:23 AM PDT
*To:* <rea-lista em googlegroups.com>rea-lista em googlegroups.com
*Subject:* *Re: [REA] Fundador do Creative Commons deve fazer palestra em
São Paulo*
*Reply-To:* <rea-lista em googlegroups.com>rea-lista em googlegroups.com

*ENTREVISTA* LAWRENCE LESSIG

*É preciso flexibilizar a propriedade intelectual*

*PROFESSOR DE HARVARD DIZ QUE PROIBIÇÃO CRIA "GERAÇÃO DE CRIMINOSOS" E
DEFENDE CULTURA DO COMPARTILHAMENTO*

 Leigh Vogel/Getty Images

*Lessig dá palestra no Aspen Ideas Festival, nos EUA*

*CAROLINA MATOS*
DE SÃO PAULO

Lawrence Lessig, 50, professor de direito de Harvard (EUA), defende a
flexibilização das regras de propriedade intelectual.
Autor de livros como "Remix", disponível gratuitamente sob uma licença da
"Creative Commons", Lessig diz que é preciso haver liberdade para que a
cultura comercial conviva com a do compartilhamento --que ganha cada vez
mais espaço na internet.
Lessig, que virá ao Brasil para o fórum HSM Negociação 3.0, que acontece em
23 e 24 de agosto, falou com exclusividade à *Folha*. A seguir, trechos da
entrevista:

*Propriedade intelectual*
Precisamos de mais pensamento empírico e menos religião no que diz respeito
à propriedade intelectual.
É verdade que, com a internet e as tecnologias disponíveis, as empresas têm
hoje menos condições de "controlar" o uso de suas marcas.
Mas, junto com o risco, vem uma grande oportunidade para as companhias.
Quando 50 mil pessoas no Facebook voltam as atenções para um produto porque
amigos usaram a marca [em um "remix"] e recomendaram [o vídeo] ao seu
círculo de contatos, isso é mil vezes mais eficaz que o resultado obtido
através de um anúncio.

*Compartilhamento*
Exceto em questões de privacidade, espero que nunca tenhamos um mundo onde
seja possível controlar o uso de ideia. Leis de direitos autorais não
controlam ideias; patentes regulam só invenções. E a lei das marcas
registradas assegura somente a integridade na esfera comercial.
As ideias devem se espalhar livremente pelo globo.

*Propriedade intangível*
A lei sempre compreendeu a diferença entre o que é propriedade tangível e o
que é intangível, e essas diferenças devem ser protegidas.
A mudança, hoje, é que estamos rodeados por muito mais propriedade
intangível do que antes, e as leis que regulam o que é intangível foram
criadas para o mundo antigo, e não para o novo.
As pessoas e as empresas sentem a mudança, que é profunda, e se dividem em
dois grupos: o que tenta fazer valer as velhas regras no novo mundo e o que
tenta descobrir as regras certas para o novo mundo. Eu faço parte do segundo
grupo.

*Geração de criminosos*
Vivemos uma era em que nossos jovens deixaram de ver televisão para fazer
televisão. E temo que estejamos produzindo uma geração de criminosos por
causa do sistema de regulação desatualizado.
A lei do direto autoral poderia ser atualizada para servir melhor aos
interesses de artistas e evitar transformar crianças em criminosos.
Deveríamos estar fazendo isso.
Ideias como "uso justo" têm que ser centrais e protegidas para possibilitar
a existência de ambas as culturas criativas: a comercial e a do
compartilhamento.
E é preciso haver liberdade, que significa permissão para qualquer um usar
sua capacidade de criar.
O "Creative Commons" oferece a autores a possibilidade de marcar seus
conteúdos com as liberdades que pretendem que a obra carregue.

*Adoção de selo de flexibilização é tema de debates*

DE SÃO PAULO

O "Creative Commons" ( <http://creativecommons.org>creativecommons.org) é um
selo com representação em mais de 70 países que flexibiliza o uso de
conteúdos para cópia, edição, distribuição e até complementação da obra.
Em troca, exige apenas citação da fonte.
A iniciativa gera debates no mundo todo.
Os defensores argumentam que a proposta é mais de acordo com a era digital
que a lei do "copyright" --mais restrita e que prevê autorização e
remuneração do autor para uso da obra, considerando caso a caso.
No Brasil, compositores famosos ficaram em lados opostos no início do ano.
Em uma ponta, Gilberto Gil, na ala dos apoiadores das flexibilidades. Na
outra, Caetano Veloso e a maioria dos que entraram na discussão.
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, eliminou o "Creative Commons" do
site da pasta, medida que gerou críticas.
O ministério discute uma reforma da lei do direito autoral no país.
Como alternativa, um grupo de artistas, sob o nome de Arranjo Brasil Música
( <http://brasilmusica.com.br>brasilmusica.com.br), tem defendido uma
política que não seja tão restrita quanto a do "copyright" nem tão flexível
quanto a do "Creative Commons". *(CM)*

*RAIO-X* LAWRENCE LESSIG

*IDADE*
50 anos

*ATUAÇÃO*
Diretor do Edmond J. Safra Center for Ethics e professor de direito de
Harvard

*FORMAÇÃO*
Direito, economia e mestrado em psicologia

Lilian Starobinas
<http://discursocitado.blogspot.com>http://discursocitado.blogspot.com
@liliansta

--
[...]

Robson Bomfim***

Tuxaua:Nós na Interseção Digital
gtalk: reductio.ad.ethos
twitter: @rbscamba
*** *Free Art CiberNeticA   --- Gimp---    Inkscape
XiluGraVida   @!---§§§#---      /Debian/ /linux/GNU

http://www.noscaminhosdesaopaulo.org/
http://robsonsampaio.batemacumba.net/
http://www.trilhasdaserra.org.br/ponto_de_cultura.asp

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho
original." Albert Einstein