[Macronoroeste-campinas] FW: [forumpaulista] Fw: [conop-sp] veto para a transparencia

Isabel Barbosa issil em hotmail.com
Sábado Fevereiro 14 21:55:42 CET 2009




To: forumpaulista em yahoogrupos.com.brFrom: ledmarcus em yahoo.comDate: Fri, 13 Feb 2009 11:44:07 -0800Subject: [forumpaulista] Fw: [conop-sp] veto para a transparencia







--- On Fri, 2/13/09, maria angelica oliveira <mangyal2005 em yahoo.com.br> wrote:
From: maria angelica oliveira <mangyal2005 em yahoo.com.br>Subject: [conop-sp] veto para a transparenciaTo: foumpaulista em yahoo.com.br, "conselho" <conop-sp em yahoogrupos.com.br>Date: Friday, February 13, 2009, 9:39 PM




Olá amigos e amigas do Foum Paulista, mais uma vez a população paulistana sofre perdas em seus direitos a participação
Abraços 
Angélica - SP Capital
 
 




"Kassab veta projeto que fiscalizaria o orçamento via web" - Jornal o Estado de S. Paulo

Publicado em: 13/02/2009 - 14:36 

  
Decisão é criticada no governo; Prefeitura alega que população já tem como monitorar execução 
O prefeito de São Paulo Gilberto Kassab vetou o projeto de lei que previa a disponibilização de dados sobre a execução do orçamento na internet. O PL 156/08 determinava que o Novoseo - sistema informatizado adotado em 2005 - estaria disponível no site da Prefeitura e com acesso irrestrito para que a população acompanhasse "não só o relatório resumido da execução orçamentária, mas também os gastos efetuados por todos os órgãos da administração pública", segundo o texto da medida. 
A decisão - publicada na edição de ontem do Diário Oficial - vem menos de dois meses após Kassab afirmar no discurso de posse que esta seria a gestão da "transparência total". A Prefeitura justificou o veto afirmando que outras leis já disciplinam a divulgação de dados do orçamento. Além disso, o site da Secretaria Municipal de Finanças permite o acesso a um conjunto de relatórios e balancetes atualizados sobre operações financeiras. 
"As informações são mais detalhadas no sistema Novoseo e, por isso, a sociedade pode monitorar as ações mais de perto. É um serviço que ajuda a sociedade e também o poder público, pois possíveis desvios de recursos podem ser detectados mais facilmente", diz o empresário Oded Grajew, do Movimento Nossa São Paulo. Ele acrescenta que a divulgação de relatórios pela Prefeitura não é suficiente, pois esse formato é de difícil compreensão. 
Outra razão apontada pela Prefeitura é que o sistema Novoseo não foi um projeto para atender um número grande de usuários. Seria necessário para isso desenvolver um módulo específico de consultas na internet, o que é desaconselhável, pois poderia comprometer "segurança, agilidade e eficiência" do sistema. Esse processo exigiria, de acordo com o poder público, investimentos altos. 
A autora do projeto, a ex-vereadora e atual subprefeita da Lapa, Soninha Francine, reconhece que é preciso investimento para adaptar o sistema, mas afirma que ele é necessário para garantir a transparência. "O Novoseo permite um acompanhamento dos gastos em tempo real, como se a pessoa estivesse olhando um extrato bancário. Não são todas s pessoas que vão entender o sistema, mas ele é mais fácil do que ler os relatórios de execução orçamentária", diz. A Prefeitura foi procurada pela reportagem, mas preferiu não se manifestar. 
  


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes 
__._,_.___
Mensagens neste tópico (1) Responder (através da web) | Adicionar um novo tópico 
Mensagens | Arquivos | Fotos | Links | Banco de dados | Enquetes | Associados | Agenda 

 Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID) Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar formato para o tradicional Visite seu Grupo | Termos de uso do Yahoo! Grupos | Sair do grupo 



Atividade nos últimos dias


 1
Novos usuáriosVisite seu Grupo 



Yahoo! Mail
Conecte-se ao mundo
Proteção anti-spam
Muito mais espaço

Yahoo! Barra
Instale grátis
Buscar sites na web
Checar seus e-mails .

Yahoo! Grupos
Crie seu próprio grupo
A melhor forma de comunicação

. 
__,_._,___





_________________________________________________________________
Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça  o MSN Mobile!
http://mobile.live.com/signup/signup2.aspx?lc=pt-br
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: /pipermail/macronoroeste-campinas/attachments/20090214/8f193e5e/attachment.htm


Mais detalhes sobre a lista de discussão Macronoroeste-campinas