Referencias

Andre Caldas andre.em.caldas at gmail.com
Mon Dec 21 17:24:46 CET 2015

Cara Elismara,

> Gostaria de saber quais as referencias utilizadas.

Não sei exatamente o que você quer saber...

Se estiver procurando um livro de nivel introdutório, eu sugiro
"Espaços Métricos", do Elon:
https://institucional.impa.br/livros/livro/index.action?idPublicacao=112

Se quiser referências sobre "topologia geral", eu mesmo, quando tenho
dúvida em algum assunto, costumo consultar "General Topology", do
Kelley. Ou então, "Topology", do Munkres. Se for uma pergunta
específica, você pode perguntar no StackExchange:
https://math.stackexchange.com/

De topologia geral, que eu me lembre, eu já li:
1. "General Topology" do Kelley.
2. "General Topology" de Jacques Dixmier.
3. "Shugou to Isou" (em japonês), de Matsuzaka Kazuo.

Se quiser saber exatamente quais foram os livros que serviram de base
para o meu, a pergunta é mais complicada...

Aprendi muita coisa pulverizada ao longo dos últimos 15 anos.

No começo, muito do que aprendi sobre topologia, foi nesse livro:
http://www.amazon.co.jp/%E9%9B%86%E5%90%88%E3%83%BB%E4%BD%8D%E7%9B%B8%E5%85%A5%E9%96%80-%E6%9D%BE%E5%9D%82-%E5%92%8C%E5%A4%AB/dp/4000054244
Só que é em japonês.

Também aprendi muito em um livro da Springer, sobre topologia
algébrica. É um daqueles amarelinhos, da coleção GTM. Mas não estou
conseguindo identificar que livro é. É um livro que o primeiro
capítulo, ou a primeira parte, é só sobre topologia. Tem muita coisa
lá.

Também aprendi no livro do Elon sobre Grupo Fundamental e Espaços de
recobrimento:
http://loja.sbm.org.br/index.php/colecao-projeto-euclides/grupo-fundamental-e-espacos-de-recobrimento.html

Aprendi muito com Analysis Now, do Pedersen. É um livro de análise
funcional. Mas a primeira parte é sobre topologia geral.
http://link.springer.com/book/10.1007/978-1-4612-1007-8

No começo, o que aprendi em "Topological Vector Spaces", de Narici &
Backenstein, também foi muito útil na minha formação.
http://www.openisbn.com/isbn/1584888660/
(na minha época, a capa era branca e roxa)

Mas resumindo, se o que você procura é um lugar alternativo pra
começar o seu estudo, talvez o livro do Elon sobre Espaços Métricos
seja uma boa.

Abraço,
André Caldas.
--
- Por que altera a ordem natural da conversação!
- Por que não?