[Musix-usuarios] rosegarden, sf2, ardour, sin sonido, etc

Jue Oct 25 21:16:43 CEST 2007

 | |

 | Não deveria estar escuro? O meu veio assim por default, fiz upgrade pelo
 | apt-get do r2 para r3.
 |

 | Es fácil cambiar eso: debes ir a

 | Fiz os cambios. Quanto as cores tudo bem, tudo normal.
 | A letra não aumentou...
 | ¿É esta a linha onde altero de 72 para 96? (alterei, mas, não aumentou);
 |
 | ServerArgsLocal=-nolisten tcp -dpi 72 -br

Debe verse así:

ServerArgsLocal=-nolisten tcp -dpi 96 -br

Y debes reiniciar el servidor gráfico Xorg (control+alt+backspace), o el
sistema entero.

 | |

 | Musix --> Graficos --> Captura de Tela
 |

 | Tudo ficou ok com os cambios indicados acima, já voltei ao r3.
 | Apesar de ter sido falta de atenção minha quanto aos cambios, não é bom
 | que já se abra por default
 | o jack tão escuro - claro, pensando em iniciantes e los desatentos como yo
 | : ).

Es muy raro eso de qjackctl oscuro!  Ni acá ni en otros lados se ha visto
eso... ¿qué será? No lo sé. Tanto como root como como usuario normal pasa
eso?

 | > |

 | Sempre com qsynth, com A320U.sf2, o que vem default. Como outras coisas,
 | ainda não pude pesquisar soundfonts. Já vi um site que tem muitos, mas,
 | não pude pesquisar isso ainda.

Una alternativa, puede ser cargar los sf2 desde

Rosegarden --> clic con botón derecho en un Track --> Synth Plugin --> Fluid
Synth DSSI --> Editor --> Load Soundfont

Allí puedes cargar un sf2 por cada pista que quieras, y se
manejará "internamente en Rosegarden"... con lo cual te ahorrás de
ir "afuera" a manejar Qsynth, etc. Pero Atención: que si cargas un sf2 grande
en varias pistas, ocupará mucha memoria y tiempo de procesamiento!!!

En Fluid Synth DSSI es ideal cargar sf2 que sean singles, que no contengan más
de un instrumento

 | Começa mais rápido. Se eu stop e play continua rápido, tenho que deixar
 | play um pouco até volver ao normal, aí dou stop e play e consigo trabajar
 | normal. Acontece essa alteração uma vez ou outra.

Lo mejor será que lo reportes a:

Allí hay usuarios que hablan español (y quizá portugués), así que entenderán
tu portugués

 | Veja. Antes dou killall jackd no terminal. Aí acontecem 3 cituações que
 | chamarei de A, B e C;
 |
 | Situação A;
 | 1 - Configuro jack para 44.1 Khz.
 | 2 - Dou start em jack.
 | 3 - Abro ardour ele esta com 48 KHz (onde mostra os dados de jack, no topo
 | da tela)
 | Nota.:  O monitor de qjackctl também mostra 48000 Hz - apesar de setup
 | estar em 44.1 KHz.

¿Eso es porque tu tarjeta de sonido NO soporta 44100 Hz, aparentemente, con
JACK: sólo arrancará en 48000?

 | Situação B;
 | 1 - abro no lanzador rosegarden a opção +qsynth(sound font A320U.sf2) +
 | jack  (opção que sempre uso)
 | 2 - Abro jamin para passar as faixas
 | 3 - abro ardour para receber a gravação
 | 4 - nesse caso B mesmo que configure qjackctl em 48 KHz o ardour só abre a
 | 44.1 KHz
 | Nota: o qsynth eu configuro como no jack o SR

Ah... el lanzador ese de Rosegarden probablemente está hecho para funcionar en
44100... hacé una cosa: antes de abrir ese lanzador, iniciá JACK en 48000

 | Situação C;
 | Lanço ardour desde área de áudio e aparece opção de sample rate. Também
 | não segue o que se pede aí.

¿No abre en 44100? En tal caso, es por lo que te decía en el caso A

 | |

 | Arquivos de ardour. É assim; crio sessão em ardour, trabalho com ela,
 | fecho o archivo, tudo ok até acá.
 | Mas, ao reabrir, não sai som ao dar play no arquivo.
 | Por isso, faço nova sessão e remonto o trabalho que ficou mudo e sigo
 | assim.

¿Están todas las conexiones bien en qjackctl? En tal caso que no sepas, envía
un screenshot con ksnapshot

 | (no caso o trabalho é em 2 pistas, uma pista stereo para o arranjo para
 | tocar numa pista e uma mono para gravar a voz)

 | Ardour não toca. Não toca seu próprio arquivo salvo ao reabri-lo - como
 | expliquei acima.

para mí que algo se desconectó allí... ¿pasa en ambos ardours 0.99.3 y 2.1?

 | |

 | Assim, fiz uma sessão em ardour, salvo ao reabrir está mudo (como
 | expliquei acima), aí então eu apago ele  através do konqueror para poder
 | usar o mesmo nome.

 | Estudarei os patchbays.

OK

 | No caso que falei acima no parágrafo (párrafo) sobre ardour.
 | Um mesmo arquivo que ardour tocava antes queda mudo, e jack está com as
 | conecções identicas nos dois momentos.

¿Será un bug de Ardour o de algún plugin? ¿Que pasa si creas un nuevo track y
copias las regiones a ese nuevo track? ¿qué pasa si deshabilitas todos los
plugins de efectos sonoros?

 | > |
 | > |

 | Cá estão. Desculpa-me tomar tanto tempo, espero que seja útil para algo
 | pelo menos. : )

Sí: es útil sobre todo cuando enviamos estas cosas a las listas de mail...
como ahora veo que no llegan a musix_linaudio usuarios
<linaudiobr-musix en users.codigolivre.org.br>, también envio a: Lista de Musix
<musix-usuarios en lists.ourproject.org>

salu2

--
"Es toda una experiencia vivir con miedo, ¿verdad? Eso es lo que significa ser
un esclavo." - Roy Batty

http://es.wikiquote.org/wiki/Blade_Runner

--
Marcos Guglielmetti. www.musix.org.ar

http://es.wikiquote.org/wiki/Roberto_Fontanarrosa

"No encuentra brevedad en el aforismo el tartamudo."