[Musix-usuarios] Grub e Lilo

Claudio Caldas claudiocaldas en gmail.com
Mie Nov 28 21:01:45 CET 2007

Olá para todos,

algo muito estranho está acontecendo...
Tanto com a distro musix, qto com o Kurumin Linux.
Então, podemos concluir que é hardware.
Mas, quem sabe alguém me ajuda...
Bem, eu troquei a minha placa mãe e processador e mantive os meus hd's.
O hda estava particionado em 2. Formatei o hda1 e mantive o hda5 (fat 32)
com meus dados.
Instalei o winXP Professional sem problemas.
Fui para o hdb.
hdb1- partição SWAP
hdb2- MusixGNU+Linux1.0r2_Stable<ftp://ftp.gnu.org/gnu+linux-distros/ututo-e/MusixGNU+Linux1.0r2_Stable.iso>
hdb3- kurumin
hdb5- /home do kurumin
Ao instalar  o musix, através do método knoppix, o problema aconteceu ao
reiniciar o micro.
Grub (error 21)
Pesquisei o significado do erro e descobri que o loader não estava achando o
disco.
Estranhei, pois verifiquei que meus dados estavam no hda1 e hda5 e, tinha
conseguido formatar e instalar no hdb.
Tentei novamente, aconteceu a mesma coisa...
Fui para a instalação do kurumin e ao terminar, o grub mostrava a mesma msg.
Error 21.
Estranho não, pois já que tem grub e eu conseguia acessar o winXP a MBR
estava sendo escrita.
Depois de montar a partição onde está o musix, como escrita e leitura e
acessá-la através do comando
# chroot /mnt/hdb2
e reinstalar o grub através do comando
# grub-install /dev/hda
aconteceu a mesma coisa.
Bem, tentemos o lilo então...
Só que desta vez, nem escrever na MBR, escreveu.
Tentei gerar um disquete de boot com o comando
# dd ,
e creio que os disquetes antigos estão danificados, pois estava acusando
erro de leitura.
Minha esperança é colocar o hd slave como master e o master com slave.
Mas parece que o temperamental windows, não carrega qdo está em um hd slave,
é verdade?
Alguém poderia me ajudar?
Desde já agradeço.