[Macronoroeste-campinas] [Eli dos Santos Fernandes] Prefeito de Campinas

Eli Fernandes fernandeseli em gmail.com
Quarta Janeiro 2 14:15:49 CET 2013

Jonas Donizette toma posse e assume Prefeitura

01/01/2013 - 18:34

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Da Redação

O prefeito Jonas Donizette foi empossado às 11h desta terça-feira, 1º de
janeiro, na Câmara Municipal de Campinas, após fazer o juramento e assinar
o compromisso de posse. “Prometo exercer com dedicação e lealdade o meu
mandato, respeitando a lei e promovendo o bem geral do Município”, jurou.

O novo prefeito também prometeu, em discurso com tom mais político, que vai
exercer o cargo de prefeito com ética, honradez e moralidade. E disse que
vai trabalhar em harmonia com a Câmara. “Vamos trabalhar juntos por
Campinas, com independência”, disse. E ressaltou que tem início em 2013 “um
novo tempo para Campinas”.

Em seguida, o vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira, também assinou o
livro de posse. Encerrada a cerimônia, perto das 12h, Jonas Donizette
deixou a Câmara e foi para o Teatro Castro Mendes, numa perua escolar, para
receber o cargo de prefeito de Pedro Serafim.

A transmissão de cargo contou com um público de cerca de 800 pessoas, entre
autoridades, representantes dos diversos segmentos da sociedade eo público
em geral, além da imprensa.

Na cerimônia no Castro Mendes, Jonas proferiu outro discurso, com tom mais
emocional, onde relatou sua trajetória de vida e profissional, desde a
infância até assumir o cargo de prefeito de Campinas.

“A esperança, a fé eo amor são combustíveis que nos impulsionam. Cheguei a
Campinas em 1969 e carrego, entre outras lembranças, a memória das tardes
de ventania, dos ipês floridos e de todos os nomes de rua dos bairros onde
morei. Somente a democracia pode proporcionar que uma pessoa de origem
humilde, como eu, seja eleito para o cargo de prefeito”, disse.

Jonas agradeceu seu partido e todos os que integraram a sua coligação. E
terminou o discurso citando a poetisa Olga Berggolts, símbolo da
resistência russa durante o cerco nazista a Leningrado. Segundo o prefeito,
Olga encorajava o povo a resistir àquela situação difícil com palavras que
traduziam o quanto ela amava sua cidade.

Jonas adaptou as mesmas palavras para expressar seu sentimento: “Estou
feliz ea cada dia percebo com mais clareza que vivi toda minha vida para
chegar a estes dias de impiedosa expansão. E não escondo meu orgulho em
ter, como mero soldado, entrado em teu destino, minha cidade”.

O vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira também discursou na cerimônia
de transmissão do cargo de prefeito e vice-prefeito e se emocionou ao
lembrar do pai, o ex-prefeito Magalhães Teixeira. “Campinas inicia um novo
momento em sua história. Momento que também é um marco na minha vida. A
política sempre esteve presente em minha vida. Vou exercer o cargo de
vice-prefeito perseguindo uma política de propósitos sérios, com
comprometimento e dedicação”.

Ainda no Castro Mendes, Jonas deu posse aos seus secretários. Em seguida,
por volta das 14h, junto com seu vice eo secretariado, o novo prefeito se
dirigiu para a Prefeitura num ônibus circular. No 4º andar do Paço, Jonas
concedeu entrevista coletiva à imprensa, assumiu a cadeira de prefeito e
tomou as primeiras medidas administrativas.

Primeiras medidas

Já como prefeito, Jonas Donizette assinou um ofício e quatro decretos.

O ofício é uma determinação à Sanasa para formar um grupo de estudos para
analisar a viabilidade de reduzir o valor da conta social de água.
Atualmente é de cerca de R$ 18,00. A meta é chegar a aproximadamente R$
10,00.

Entre os decretos, a criação do Comitê Executivo de Captação de Grandes
Eventos, com o objetivo de atrair e promover eventos de grande porte em
Campinas. Trabalhará em conjunto com a Secretaria de Esportes e de Cultura
e será presidido, voluntariamente, pelo empresário Sérgio Coutinho Nogueira.

O outro decreto é sobre denominação e estrutura de secretarias. Embora a
atual Administração já conte com uma secretaria a mais em relação à
anterior, não haverá aumento de cargos. O prefeito afirmou que irá
aproveitar a estrutura administrativa já existente e remanejar.

Decreto para instalação extraordinária da Secretaria dos Direitos das
Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

Criação do Conselho Municipal de Cidadania. Esse conselho, que será
consultivo, envolverá prefeito, secretários e sociedade. Serão 25 membros e
25 suplentes, sem remuneração. O objetivo do Conselho, a exemplo do que já
existe no governo da presidente da República Dilma Rousseff, conhecido como
“Conselhão”, é servir como assessoria ao prefeito em relação às questões da
cidade.

Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19)
2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40

Prefeitura Municipal de Campinas
Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados

--
Postado por Eli Fernandes no Eli dos Santos Fernandes em 1/02/2013 05:15:00
AM