[Macronoroeste-campinas] E-mail de compilação para eurecacampinas em googlegroups.com - 2 mensagens em 1 tópico

eurecacampinas em googlegroups.com eurecacampinas em googlegroups.com
Sexta Novembro 18 23:17:09 CET 2011

  - Enc: [docsociais] Fwd: Materia do G1 [2 atualizações]
    http://groups.google.com/group/eurecacampinas/t/1bbf49b820eee7d8

Tópico: Enc: [docsociais] Fwd: Materia do G1

De: Tiago Duque <duque_hua em yahoo.com.br>
Data: Nov 17 02:26PM -0800

De: Marina Stefani <stefanifava em gmail.com>
Assunto: [docsociais] Fwd: Materia do G1
Para: docsociais2010 em googlegroups.com
Data: Quinta-feira, 17 de Novembro de 2011, 12:58

De: Gilda <gildapg em uol.com.br>
Data: 17 de novembro de 2011 09:18
Assunto: Materia do G1
Para: Marina Stefani <stefanifava em gmail.com>
Cc: Gilda <gildapg em uol.com.br>

'Dá tempo de virar o jogo', diz interno da Fundação Casa que fará o Enem

Adultos e jovens privados de liberdade fazem provas dias 28 e 29.
Adolescentes buscam bolsa de estudos do ProUni.

[Vanessa Fajardo, do G1, em Bragança Paulista (SP)]

Com histórico de seis internações em unidades da Fundação Casa no
interior de São Paulo por roubo e tráfico, o adolescente de 18 anos vê
no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) uma oportunidade de mudar de
vida. Ele, outros adolescentes que cumprem medidas socioeducativas
privados de liberdade, e presidiários de todo o país farão o Enem nos
dias 28 e 29 de novembro. No total, há mais de 14 mil inscritos. As
provas serão aplicadas nas unidades prisionais.

A maioria dos adolescentes infratores que chega à Fundação Casa vem
com defasagem escolar em relação à idade e à série. No dia 10 de
novembro, havia 7.922 meninos e meninas internados, destes 6.983 não
estavam matriculados nas séries corretas que equivalem à sua idade,
segundo a assessoria de imprensa da Fundação.

Somente 110 internos da Fundação farão o Enem nos dias 28 e 29 de
novembro, o número representa o total de adolescentes que já concluiu
o ensino médio ou cursa o terceiro ano. Dentro das unidades, eles têm
como obrigação frequentrar as aulas que acompanham o mesmo conteúdo e
cronograma da rede pública do estado.

"Passei minha adolescência preso, mas ainda dá tempo de virar o jogo",
diz o adolescente que cursa o terceiro ano do ensino médio, durante a
visita da reportagem do G1 na unidade da Fundação Casa em Bragança
Paulista. Com o Enem, o garoto pretende disputar uma bolsa de estudos
em uma universidade particular pelo Programa Universidade para Todos
(ProUni), do Ministério da Educação.

A escolha do curso já é certa: engenharia mecânica, por dois motivos.
Primeiro porque o garoto se diz bom em ciências exatas e segundo
porque já na infância se interessava pela área. "Meu pai era mecânico
e sempre o ajudava. Adorava quando ele desmontava os motores dos
carros."

A primeira internação do adolescente foi aos 13 anos, desde então,
entre idas e vindas passou a maior parte da vida escolar nas unidades,
cumprindo medidas socioeducativas. "Sou bom aluno, só tiro nota boa,
mas quando era mais moleque não me interessava. Quando fui preso,
fiquei trancado, comecei a dar valor aos meus estudos."

O garoto conta que roubava para "andar mais vaidoso", pois a mãe que
hoje está com leucemia não podia comprar tudo o que ele queria.
"Comecei a usar drogas e esqueci da vida. Tinha tudo na mão e agora me
perdi. Essa vida [de roubo e tráfico] não é para mim. Já fiz muita
gente sofrer e agora vou abraçar as oportunidades."

'Antes de parar aqui já queria fazer faculdade'

Outro garoto da unidade de Bragança Paulista que fará o Enem gosta de
ler e escrever, está participando de um concurso de redação, mas
"quebra a cabeça com matemática." Com o Enem, pretende disputar uma
bolsa de estudos para o curso de odontologia, quer ser dentista porque
gosta de ver as pessoas sorrindo. A segunda opção é o curso de
educação física, já que é fã de esportes.

"Antes de vir parar aqui eu já queria fazer faculdade, mas lá fora não
pensava no Enem", diz o adolescente de 19 anos, que conclui neste ano
o ensino médio. Ele está na Fundação Casa há pouco mais de dois meses
e não fala sobre os motivos que o fizeram permanecer internado. O pai
é carpinteiro, a mãe auxiliar de limpeza, e o jovem possui mais quatro
irmãos, um deles deficiente mental.

O jovem conta que já teve emprego para ajudar a mãe com as despesas de
casa e durante este período em que está internado a irmã contou que
ele recebeu a ligação para uma nova oportunidade de trabalho.
"Infelizmente não deu tempo. Mas creio que meu período aqui vá passar
rápido aqui." Segundo ele, na Fundação, reforçou os conceitos que
tinha "lá fora" como o de respeitar o próximo.

"Sou bom aluno, procuro aprender o que está ao meu alcance. Se eu não
conseguir uma bolsa de estudos agora, vou lutar para ter mais
oportunidade de buscar conhecimento", diz.

Para o futuro, além da formação universitária imagina um bom emprego,
família e uma maneira de ajudar o próximo e retribuir o incentivo que
teve. "Vou lutar para ser melhor. Tem pessoas esperando por mim que
querem o meu melhor. O que seria de mim se não tivesse ninguém para me
ajudar?", questiona-se.

Mudança de regime

Quando um adolescente passa no vestibular ou em exames de cursos
técnicos, a Fundação tenta, via judicial, mudar o regime da medida
socioeducativa de privado para liberdade assistida ou semi-liberdade,
para que ele possa frequentar as aulas, segundo Neuza Flores, gerente
escolar da Fundação. Se não há acordo com a Justiça, a unidade destina
um agente de segurança para acompanhar o adolescente durante as
atividades.

Neuza afirma que os internos participam de todas as atividades
destinadas aos alunos da rede pública. "Eles voltam a acreditar que é
possível aprender. Muitos estudam muito tempo e não retêm o
aprendizado, é necessário resignificar o ambiente escolar, ampliar o
leque de conhecimento. Quando eles conseguem se sair bem nas provas,
há um efeito positivo muito grande."

Enem nos presídios

As unidades prisionais de todo o País registraram um total de 14.118
inscritos no Enem 2011. As provas serão aplicadas nos dias 28 e 29 de
novembro, nos estabelecimentos prisionais e nas unidades de
internação. Em 2010,14 mil internos de cerca de 500 presídios se
inscreveram no exame.

São Paulo é o estado com maior número de inscritos, com 6.878, seguido
do Rio Grande do Sul com 934. Paraná aparece em terceiro, com 879.
Espírito Santo teve 762 participantes.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira Todas as Notícias (Inep), do Ministério da Educação
(MEC), as unidades prisionais ou socioeducativas são indicadas pelas
secretarias de segurança pública de cada estado, secretarias de
justiça, órgãos da administração penitenciária e Subsecretaria de
promoção dos direitos da criança e do adolescente. Cada unidade conta
com um responsável pedagógico encarregado da inscrição dos
participantes.

Segundo o edital, a participação no Enem é voluntária. A prova é
destinada àqueles que já concluíram o ensino médio ou àqueles que não
terminaram essa etapa, mas pretendem obter o certificado de conclusão
por meio da prova. Ainda segundo o edital, não podem participar dessa
edição do Enem pessoas que tiverem a liberdade decretada antes do
exame.

FINAL

Enviado via iPhone

--
- www.phdcomics.com -

Para postar neste grupo, envie e-mail para
docsociais2010 em googlegroups.com