[Macronoroeste-campinas] Às ruas… Contra o Baixo Astral!

PONTOS SP - Robson Sampaio reductio.ad.ethos em gmail.com
Terça Outubro 25 22:06:55 CEST 2011

Uma reflexão muito interessante!!!

Às ruas… Contra o Baixo Astral!
Posted on 23 outubro
2011<http://tabnarede.wordpress.com/2011/10/23/as-ruas-contra-o-baixo-astral/>
by glauciafraccaro <http://tabnarede.wordpress.com/author/glauciafraccaro/>| 43
comentários<http://tabnarede.wordpress.com/2011/10/23/as-ruas-contra-o-baixo-astral/#comments>
 <http://tabnarede.files.wordpress.com/2011/10/buzine1.jpg>

Buzine contra Corrupção! Manifestantes na Avenida Francisco Glicério (A foto
é minha mesmo)

Depois de receber muitos convites pelas redes sociais. Depois de Occupy Wall
Street<http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm?home_id=127&alterarHomeAtual=1>.
Depois do texto<http://tabnarede.wordpress.com/2011/07/04/nova-luta-por-direitos-sociais-no-brasil/>que
eu escrevi há tempos. Pois bem, achei que devíamos voltar nossa
atenção
para o Acampa Campinas (não tem link pois não encontrei nada que não fosse
do Facebook ou do Orkut). Trata-se de um movimento que consiste em acampar
na Praça da Catedral (um lugar tradicional de manifestação dos movimentos
sociais de Campinas), formar um coletivo apartidário, fazer
flashmobs<http://pt.wikipedia.org/wiki/Flash_mob>contra corrupção e
pedir o
afastamento<http://www.band.com.br/noticias/brasil/noticia/?id=100000463212>do
prefeito da cidade de Campinas, Demétrio Vilagra, do Partido dos
Trabalhadores, por sua vez, já afastado pela Câmara Municipal há vários
dias. Os manifestantes pertencem a um grupo conhecido como
Anonymous<http://pt.wikipedia.org/wiki/Anonymous>,
mas há outros grupos de jovens que também aderiram ao movimento.

Vou poupar o leitor da descrição minuciosa mas já aviso que esse texto é
mais sobre Campinas que sobre o resto do mundo. Ou não?

A minha surpresa foi muito grande. Eu achava que não era possível que jovens
que se deram ao trabalho de se organizar e ocupar a praça pública pudessem
estar tão voltados a causas tão conservadoras. Não vou aqui me ater as
ausências, não há um zine, uma rádio livre <http://muda.radiolivre.org/> ou
qualquer meio de comunicação que os registre que não seja a grande imprensa.
Registro não é pouco, é o que fica, é o que marca e o que acumula para
próximas ações, mas eu disse que não ia criticar por ausência de ação.

Os Anonymous e os demais grupos que acampam na Catedral reivindicam que a
corrupção não pode acabar com o Brasil (assim, muito Brasil, quase
nacionalismo) e pregam a aprovação do Ficha Limpa. E eu me pergunto, o que é
corrupção? No sentido mais político, segundo Houaiss é:  “emprego, por parte
de grupo de pessoas de serviço público e/ou particular, de meios ilegais
para, em benefício próprio, apropriar-se de informações privilegiadas,
acarretando crime de lesa-pátria”.

Eu já sempre achei estranho grupos que se organizam por meio da desobediência
civil <http://pt.wikipedia.org/wiki/Desobedi%C3%AAncia_civil> terem gostado
tanto de lutar contra
corrupção<https://jogodeamarelinha.wordpress.com/2011/07/18/o-professor-teobaldo-juan-arias-e-a-vedete/>.
Afinal, acampar na praça pública sem autorização da prefeitura é usar de
algo público de forma ilegal. Eu não acho que isso impede um movimento
legítimo de ocupar a referida praça, só acho que a bandeira deslegitima a
desobediência civil. A praça é do povo como o céu é do condor, dizia o
poeta. O espanto maior é ver que ali se reivindica a identidade Anonymous,
hackers que promovem várias ações na internet, dentre elas planejam acabar
com o Facebook ainda este ano, plataforma que, contraditoriamente, usam para
se organizar em Campinas.

E segue! Eles são pelo Ficha Limpa<http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficha_Limpa>,
um projeto de lei que, no mínimo, tutela a população como se ela não
soubesse votar, como se não fizesse escolhas de acordo com os próprios
interesses. Isso partir de setores mais conservadores, eu entenderia, mas de
um movimento de jovens acampados?

A bandeira “Fora Demétrio” também causa espanto. Depois de quase vinte anos
em que a direita não vence uma eleição em Campinas, assumiu o poder de forma
para lá de controversa, na última semana. A cassação do ex-prefeito Hélio
não é a mesma coisa que um afastamento, mas aí é outra história. O que
impressiona é a juventude tomar de pronto a pauta dos grandes jornais da
região e não se preocupar com a correlação de forças envolvida num processo
em que a direita assume a prefeitura sem ter vencido as eleições (com apoio
do PSOL, mas esta conversa é outra); houve um tempo que o inadmissível era
isso! Quem ganha e quem perde com o afastamento do Demétrio? Para o
acampamento, pouco importa. O que importa é lutar pela moralidade na
política. Moralidade? <http://desciclopedia.ws/wiki/Cansei>

Lutar por mais participação política não é mais pauta de movimento social da
juventude, tendo em vista que ainda é uma parte da sociedade alijada de
políticas públicas? Transferir a culpa das mazelas políticas a todos
políticos parece ser tarefa bem mais fácil do que compreender que a
república brasileira, recém fundada e em pleno processo de construção, clama
por participação popular num governo de esquerda que jamais fechou o canal
de diálogo, nem mesmo com parte da sociedade que não é organizada, como nas
Conferências Nacionais.

A impressão que temos de que a sociedade saiu às ruas em 2011 precisa ser
analisada com mais calma, não pode ser tomada como a expressão de indignação
de um povo. Parte dessas manifestações encontra o apoio da mídia corporativa
e não parece estar atenta a questões populares.

<http://tabnarede.files.wordpress.com/2011/10/capa1n_veja.jpg>

Junte tudo: um movimento apartidário, mas que não é autônomo, quase
nacionalista, que luta pela moralidade, que saiu na capa da Veja (e não foi
como Tática da Baderna, notem bem) e “está nem aí” para a participação
popular. Que resultado deu aí?

Glaucia Fraccaro

Fonte
http://tabnarede.wordpress.com/2011/10/23/as-ruas-contra-o-baixo-astral/
--
Robson Bomfim***

Tuxaua:Nós na Interseção Digital
GNU/LINUX user # 489500
e-mail: reductio.ad.ethos em gmail.com
skype: rbscamba1
gtalk: reductio.ad.ethos
twitter: @rbscamba
-
-----    --- eSPAço LivRe dE ArTe---    ----
*** *Free Art CiberNeticA   --- Gimp---    Inkscape
XiluGraVida   @!---§§§#---      /Debian/ GNU/linux/
/Linux--#$ 00101101010010 love bits***.*

http://lattes.cnpq.br/7461730442638498
http://robsonsampaio.batemacumba.net/
http://www.trilhasdaserra.org.br/ponto_de_cultura.asp

*Eu apoio ao reconhecimento do Estado da Palestina
<http://acao.pt.org.br/page/m/1483f055/373a662e/56fb8a12/21fece95/1747379379/VEsE/>
*

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho
original." Albert Einstein