[Macronoroeste-campinas] FW: MUITO IMPORTANTE - "O Marketing Viral e o Guaraná da Amazônia" E "A esquerda fora do eixo"

Isabel Barbosa issil em hotmail.com
Segunda Outubro 3 17:01:30 CEST 2011


Pra gente pensar um pouco, como digo, fé cega faca amolada.....
Boa semna
Bel
 



Date: Sun, 2 Oct 2011 00:22:05 -0300
Subject: MUITO IMPORTANTE - "O Marketing Viral e o Guaraná da Amazônia" E "A esquerda fora do eixo"
From: alavermelha em gmail.com
To: 





Camaradas e Amig em s,


para aqueles que gostam e curtem "novos paradigmas"; para aqueles que acham que as novas tecnologias não têm dono, ou a Comunicação está democratizada graças a essas novas tecnologias; para os que entendem que o mundo muda (para melhor ou pior - tanto faz, neste caso) através de "mobilizações e manifestações espontâneas" - conforme as teses do sociólogo Francisco Weffort, e que isto (as "mobilizações espontâneas") hoje é potecializado pelas "novas tecnologias"; para os deslumbrados com a modernidade conservadora; para o ócio dos que acreditam que a internet e derivados são capazes de substituir a organização dos trabalhadores e do povo (povo = explorados e oprimidos) em sua mobilização e ação coletiva e outros clichês caducos travestidos de novidade; para os que preferem a novidade da moda, ao novo das transformações estruturais; seguem dois textos lição-de-casa para este final de semana, que devem, ser lidos também por pessoas normais, mortais, não-neo-paradigmáticas, incautos, ingênuos, inocentes (úteis ou inúteis), et coetera e não-et coetera, e etcéteras em geral:

"A esquerda fora do eixo", 
publicado pelo Passa Palavra, e que já distribuí no mês de junho
 http://passapalavra.info/?p=41221

e, um novo material que recebi há umas três semanas enviada por ima grande Camarada e Amiga, 
"O Marketing Viral e o Guaraná da Amazônia"
http://www.arkhosbiotech.net/


Putabraço e boa leitura,
Alipio Freire

---------------------------------------------


A esquerda fora do eixo

As últimas mobilizações em São Paulo demonstram a fragilidade prática e teórica da esquerda num cenário de ascensão e transformação econômica. 

Por Passa Palavra
http://passapalavra.info/?p=41221
17 de Junho de 2011


---------------------------------------------







O Marketing Viral e o Guaraná da Amazônia

http://www.arkhosbiotech.net/


Marketing viral ou publicidade viral referem-se à técnica que tenta explorar redes sociais pré-existentes para espalhar uma notícia, verdadeira ou falsa. Esta técnica muitas vezes é patrocinada por uma empresa para difundir suas marcas. Também é muita usada com propósitos políticos. Sintética e rapidamente para você entender, o marketing viral é uma espécie de versão eletrônica da fofoca. Veja como esta técnica foi usada para promover o Guaraná Antártica, envolvendo até um senador que se diz contra a privatização da amazônia. 

O email abaixo está sendo difundido numa pretensa campanha de uma empresa fictícia chamada Arkhos Biotech que estaria pretendendo comprar a Amazônia. 

From: XXXX
Date: YYY
Subject: Gente, o que é isso? - muito sério!!
To: ZZZ

Oieeee
Olha esse vídeo, veja a que ponto nós chegamos ...
Vamos ficar de braços cruzados como sempre e esperar que eles nos tomem o que é nosso?
ACORDA BRASILLLLLLLLLLLLLLLL !!!!!!!!!!
A mensagem vem acompanhada do vídeo a seguir. Ele mostra uma declaração do diretor de marketing da empresa alertando que quem deveria cuidar da amazônia não sabe fazê-lo e que portanto a Arkhos Biotech está querendo comprar este pedaço do Brasil com a sua ajuda para salvar a floresta que é, segundo eles, do mundo todo. 

Você recebeu um email desse tipo? Pois bem, você foi vítima de uma campanha de marketing viral. Se você enviou o vídeo para seus melhores amigos, melhor ainda para os marketeiros, pois entrou no jogo deles, não interessando se você é a favor ou contra o conteúdo do vídeo. Você ajudou a espalhar a mensagem virótica. 
Mas não fique pensando que só você cai numa arapuca dessas. Até o senador tucano, pelo estado do Amazonas, Arthur Virgílio foi vítima da campanha e deu sua grande contribuição fazendo um discurso no Senado Federal da República contra a fictícia Arkhos Biotech porque queria comprar a sua amazônia. Depois que ele viu que pagou o maior mico, claro, o Senador se explicou no seu site e aproveitou para fazer seu marketing político. 
Na campanha da Ambev para promover o Guaraná Antartica, aquele que é feito com frutinhas da amazônia, tinha até uma passeata real realizada em frente ao hotel onde Bush ficou hospedado em São Paulo quando ele esteve no Brasil. No vídeo, preste atenção nas latinhas de Guaraná Antártica e nos cartazes da Arkhos Biotech, ligando assim o email em defesa da nossa amazônia e o Guaraná Antártica, tudo junto no protesto fictício contra o Bush. O marketing viral faz muito uso de fatos verdadeiros (aparato de segurança da comitiva do presidente americano é real) com outros falsos, fictícios, criados (a passeata sobre a amazônia é uma armação dos marketeiros da Ambev). 

Tudo foi muito bem produzido para dar a impressão de que era real. 
Veja também estes outros dois vídeos que completam um clima de indignação contra a Arkhos Biotech: 
O primeiro mostra uma bem dramatizada conferência da fictícia Arkhos Biotech: 

O segundo mostra uma denúncia do também fictício pesquisador Miro Bittencourt que trabalha para o Guaraná Antartica. 

O Observatório da Imprensa (site que pretende fazer uma crítica do papel da imprensa) fez seus comentários em Vídeo que Vende a Consciência Nacional, contribuindo ainda mais um pouquinho para aumentar a alegria dos marketeiros da Ambev. Afinal todos nós estamos fazendo isso também, não é mesmo. Fomos, todos, contaminados pelo marketing viral que é como uma gripe. Pegou, o remédio é relaxar e esperar passar, e tentar não passar adiante. E não adianta achar que está vacinado, pois a próxima é propagada por um outro vírus diferente do que você pegou. 
Da próxima vez que for vítima de marketing viral, relaxe, você foi contaminado. Resigne-se de que pegou um vírus marketeiro e, se possível, poupe as pessoas de quem você mais gosta de pegá-lo também. Se de tudo você achar que não tem importância espalhar mais um vírus inofensivo, avise: Acho que é marketing viral, pegue por sua conta e risco. Mas quer um conselho? Não passe para frente a mensagem viral que te enviaram. 
A história toda está bem detalhada no site da Revista Paradoxo. Também no Google e no YouTube você vai encontrar algumas dezenas, talvez centenas, de páginas e vídeos sobre o caso, se você digitar na caixa de busca a palavra "arkhos biotech". E este artigo foi parar neste site arkhosbiotech.net. Maravilha não? 
Marketing viral é isso! 
Ficou claro?! 

Deseja saber mais sobre o caso Arkhos Biotech ?   








__._,_.___ 


Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional 
Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID) 
Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo 
Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado 


__,_._,___ 



 		 	   		  
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: https://lists.ourproject.org/pipermail/macronoroeste-campinas/attachments/20111003/e6412816/attachment.htm 


Mais detalhes sobre a lista de discussão Macronoroeste-campinas