[Macronoroeste-campinas] Fw: Notícias do Pólis - 19 de Janeiro de 2011 - nº 169
Orcamento Participativo
orcamento.participativo em campinas.sp.gov.br
Quinta Janeiro 20 13:17:47 CET 2011
----- Original Message -----
From: Instituto Pólis
To: undisclosed-recipients:
Sent: Wednesday, January 19, 2011 6:38 PM
Subject: Notícias do Pólis - 19 de Janeiro de 2011 - nº 169
19 de Janeiro de 2011
Notícias
Artistas publicam carta aberta à Presidente Dilma e Ministra Ana de Hollanda
Ativistas culturais pedem a continuidade de políticas públicas em curso
Produtores, gestores, artistas e ativistas culturais publicaram uma carta na internet à Presidenta Dilma Roussef e à Ministra da Cultura Ana Buarque de Hollanda.
Além de dar as boas-vindas à Ministra, agentes culturais de todo o país registram expectativas, temores e pautas relativas à formulação de políticas públicas de cultura para esta nova gestão.
Foram abordados temas como os Pontos de Cultura, o Fórum da Cultura Digital, o Fórum de Mídia Livre, o desenvolvimento de softwares livres, a iniciativa de revisão da lei de direitos autorais, a construção do Marco Civil da Internet etc.
Leia mais
IBOPE lança quarta edição da pesquisa sobre a percepção da cidade
O evento será no Teatro Anchieta dia 20, às 10h
Em comemoração ao aniversário de São Paulo, amanha (20), às 10h, no Teatro Anchieta (Sesc Consolação), serão apresentados os resultados da quarta edição da pesquisa IBOPE sobre a percepção da cidade. A pesquisa consiste na avaliação dos serviços públicos e no grau de satisfação dos paulistanos sobre a qualidade de vida na cidade.
O Instituto Pólis participou da pesquisa do IBOPE, que inclui a segunda edição do IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município).
Segundo Jorge Kayano, pesquisador do Instituto Polis,"este tipo de levantamento nos dá a possibilidade de acompanhar, ao longo do tempo, a opinião da população sobre como as coisas estão, ou não, acontecendo na cidade, e nos oferece um instrumento de cobrança e avaliação sobre a situação da cidade e da atuação do poder público".
Leia mais
Cinema de rua deve ser protegido: o caso do Belas Artes em São Paulo
Paula Santoro relaciona a história do cinema de rua com o Cine Belas Artes
Neste artigo, a arquiteta e urbanista do Instituto Pólis Paula Santoro relaciona a história do cinema de rua com a ameaça de fechamento do Cine Belas Artes, da Rua Consolação.
"Seja mediante projetos urbanos ou pequenas decisões imobiliárias por maior rentabilidade como esta, quer-se esconder as vidas urbanas embaixo do tapete, como se fosse possível uma cidade apenas feitas de shoppings, supermercados, condomínios fechados, carros, vidros fumê blindados."
Leia o artigo na íntegra
--------------------------------------------------------------
Agenda
O Instituto Pólis inicia o curso Cidadania Alimentar e Agricultura Urbana
A atividade gratuita acontece no Centro de Referência do Butantã
O Instituto Pólis dará inicio, no próximo mês, ao curso gratuito Cidadania Alimentar e Agricultura Urbana, em parceria com o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Butantã (CRSANS), apoiado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente SVMA/ FEMA.
O trabalho visa criar um círculo virtuoso de relações econômicas e de valorização de hábitos alimentares saudáveis, demonstrando as possibilidades e ampliando os esforços para minimizar o quadro de insegurança alimentar e nutricional, favorecendo desta forma o acesso ao mais elementar dos direitos: o direito humano à alimentação adequada.
A apresentação do curso e os horários das atividades serão anunciados dia 9 de Fevereiro, às 14hs.
Data: 09 de fevereiro,
Hora: as 14hs
Local: Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional e Sustentável do Endereço: Butantã - CRSANS (Butantã)
Endereço: Rua Nella Murari Rosa, 40, Jd. Jaqueline
Contato: (11) 3731-7126
Leia mais
--------------------------------------------------------------
Pólis na mídia
SP não está preparada para as chuvas
"O espaço urbano da cidade de São Paulo não está organizado e ocupado de modo que a gente consiga diminuir o impacto dessas águas que caem neste período de virada de um ano para o outro", afirma o arquiteto e urbanista do Instituto Pólis, Kazuo Nakano.
Em entrevista para a Rádio Brasil Atual, Nakano comenta sobre algumas das soluções ao problema urbano, como materiais adequados para a pavimentação dos leitos, a infraestrutura verde, a readequação das várzeas, os piscinões, a coleta de lixo e o monitoramento de rios e córregos.
Rádio Brasil Atual - 5 de janeiro de 2011
Plano para rios Tietê e Pinheiros não resolve enchentes
O Governo anunciou o investimento de R$ 800 milhões em obras emergenciais para conter alagamentos segundo a reportagem da R7 notícias. No entanto para Kazuo Nakano, urbanista do Instituto Pólis, a retirada de sedimentos dos rios Tietê e Pinheiros pode perder o efeito a curto prazo, se não for combinada com outras medidas.
Portal R7 - São Paulo - 12 de janeiro de 2011
Sem fila para plano de saúde, cirurgia no Incor demora até um ano para SUS
Análise do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Sistema Único de Saúde) apontou tratamento altamente diferenciado entre pacientes com e sem convênio pelo sistema público no Instituto do Coração (Incor).
A matéria produzida pelo Estadão relaciona a recente aprovação na Assembleia Legislativa do projeto de lei que permite que até 25% dos atendimentos de hospitais de alta complexidade do Estado, terceirizados para Organizações Sociais, possam ser destinados a convênios.
Segundo Jorge Kayano, pesquisador do Instituto Polis, a diferença nos tempos de espera vai depender de como o governo vai regulamentar o novo projeto.
O Estado de São Paulo - Notícias - 13 de janeiro de 2011
FBB revisita 571 tecnologias sociais para lançamento de novo site do BTS
A Fundação Banco do Brasil vai revisitar as tecnologias sociais que compõem o BTS - Banco de Tecnologias Sociais. O objetivo do trabalho é a atualização das informações existentes das 571 tecnologias disponíveis no BTS e certificadas nas cinco edições do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, realizado bienalmente de 2001 a 2009.
Responsável pela coordenação dos trabalhos, o Instituto Pólis analisará, consolidará e alimentará o Banco de Tecnologias Sociais com as informações recebidas e atualizadas sob a supervisão da Fundação Banco do Brasil.
Site Inteligemcia - 14 de janeiro de 2011
Clique aqui para remover seu e-mail de nossa lista
Mensagem Automática - Favor não responder este e-mail
Instituto Pólis - http://www.polis.org.br/
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: https://lists.ourproject.org/pipermail/macronoroeste-campinas/attachments/20110120/8f714e70/attachment-0001.htm
Mais detalhes sobre a lista de discussão Macronoroeste-campinas