[Macronoroeste-campinas] Socializando a nossa articulaçao do Bloco Eureca, ja convidando a tod em s participarem desta construçao...

PONTOS SP - Robson Sampaio reductio.ad.ethos em gmail.com
Sexta Janeiro 14 01:16:21 CET 2011

Apresentação:

O *Bloco Eureca *(*Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente*),
conhecida como a “folia cidadã”, que no próximo ano completará 20 anos de
desfiles ininterrupto pelas ruas de São Bernardo do Campo estará pela
segunda vez desfilando em Campinas.

Na primeira, em 2009 o *Bloco Eureca Campinas* saiu ás ruas com o tema
“Direitos Humanos e Sexuas” e levou mais de mil crianças, adolescentes,
jovens e educadores para a Treze de Maio. Cerca de 60 entidades, projetos e
organizações foram articuladas durante todo o processo de organização.

O resultado do *bloco EURECA* tem sido, primeiramente, o exercício de
cidadania da população infanto-juvenil em situação de pobreza e exclusão
que, por meio de brincadeiras e da ate, expõem para a sociedade as suas
necessidades e, também, denunciam as suas dificuldades.

 Em Campinas optamos por realizar o desfile do *Bloco Eureca* a cada dois
anos fortalecendo assim a organização dos meninos e meninas para as
conferências DCA's. Para 2011 o tema do *Bloco Eureca* será o mesmo para as
quatro cidades que realizam o desfile. Campinas, Guarulhos, São Bernardo e
São Vicente discutirão a violência sofrida por crianças e adolescentes.
Violência esta muitas vezes cometida e promovida pelo Estado, que é quem
deveria promover a proteção integral de todas as crianças e adolescentes
como define ECA.

 *“Estado: Se não Protege Mata”*

 É com este tema que estamos organizando meninos e meninas, educadores,
educadoras, entidades, movimentos sociais e o próprio poder público para
irmos ás ruas no dia 25 de fevereiro de 2011.

Aqui a baixo esta o link da nossa lista

https://groups.google.com/group/eurecacampinas?hl=pt-BR

E o clip/video da primeira formaçao que fizemos

http://vimeo.com/18758874

*Enredo Eureca 2011*

Letra: Composição coletiva

Melodia: Rone e Coré

Ah eu vou

Com minha cidadania de novo eu vou

Cantando os meus direitos

EURECA é meu grito no peito

Com o ECA na mão, eu me sinto um cidadão

Se eu pudesse dizer, tudo o que eu queria

Mais lazer, educação, saúde e alegria

Mas eu posso cantar com o EURECA na avenida

Dizer o que eu quero para a minha vida

Não quero dó, esmola ou piedade

Quero direitos, respeito e liberdade

Se o Estado não ata nem desata

Se não protege, a criança ele mata

Quando o governo não quiser ouvir minha canção

Faço luta, faço festa, grito a insatisfação

Nosso povo é alegria e com organização

Vai mostrando na avenida toda indignação

Não quero dó, esmola ou piedade

Quero direitos, respeito e liberdade

Se o Estado não ata nem desata

Se não protege, a criança ele mata

20 anos de história

De batalhas e vitórias

O EURECA na avenida pra fazer (r)evolução

Se o governo não protege, o Estado é matador

Mata pobre, mata negro, a crianças e o trabalhador.

Vamos se ajuntar com a garotada pessoal, so entrar em contato no link do
grupos...

Abs

Robson