[Macronoroeste-campinas] E-mail de compilação para eurecacampinas em googlegroups.com - 3 mensagens em 3 tópicos

eurecacampinas+noreply em googlegroups.com eurecacampinas+noreply em googlegroups.com
Sexta Dezembro 10 22:21:34 CET 2010


=============================================================================
Resumo do tópico de hoje
=============================================================================

Grupo: eurecacampinas em googlegroups.com
URL: http://groups.google.com/group/eurecacampinas/topics

  - Res: LETRA/MOLECADA/FORMAÇÃO!!!! [1 atualização]
    http://groups.google.com/group/eurecacampinas/t/4f82f259f715f6d4
  - [Convite] Exposição "Campinas: detalhes" abre amanhã no MIS [1 atualização]
    http://groups.google.com/group/eurecacampinas/t/de6e6cee20090c3d
  - Convite Evento Direitos Humanos 10/12/10 [1 atualização]
    http://groups.google.com/group/eurecacampinas/t/9b0a91dd8c270d56


=============================================================================
Tópico: Res: LETRA/MOLECADA/FORMAÇÃO!!!!
URL: http://groups.google.com/group/eurecacampinas/t/4f82f259f715f6d4
=============================================================================

---------- 1 de 1 ----------
De: Fabiano Barbieri <tamborjah em yahoo.com.br>
Data: Dec 10 07:24AM -0800
URL: http://groups.google.com/group/eurecacampinas/msg/3ac6b21325ade0e0

Salve, Salve
Rapa
 
Então pessoal, concordo q o Rone colocou, estamos ciente do processo. As reuniões em São Bernardo vc ligou convidando pra colá, a Unificação do Tema também concordo com vc. Em relação ao maracatu ser uma marca registrada em campinas devido aos trabalhos dos grupos culturais mencionado Tainã, Urucungos, Jongo D.R., Savuro, Congo, a extinta Ilú de Assuada, Maracatuca, assim juntando tudo, Nação Nagô em Campinas..boto fé...se não me engano a primeira participação de Campinas no Eureca foi em 2006 com o maracatu....acho que foi isto...me corrige se eu estiver errado e 2008. Sobre a melodia da letra que vamos melodiar em loas do maracatu, estamos ligados também e que todos cantem juntos, unificados fortalecendo o Eureca. 
Também concordo com a Glória que podemos criar outras melodias com a Letra para cantarmos juntos, mas a oficial a melodia poderia ser construida com a molecada também, ou não também, ja que a copilação não esta pronta ainda? Pq não fazermos isto? Mas como o foco do Eureca (regendo o Estatuto) é a molecada só queria sugerir, repito,  que, de alguma forma á comissão de batuqueiros e formação que estão acompanhado a lista as discussões (talvés não fui claro na proposta anterior) de elaborarmos atividades que possamos construir juntos, armar rodas de conversa, discussões e formação com a molecada, e EXTRAPOLAR A NOSSA CRIATIVIDADE, sei o quanto é dificil reunir a galera, o quanto q é embaçado, acredito nas possibilidades.
 
Como vc mencionou Rone, que a importância de participar das reuniões, de ler o texto guia, de entender o processo político-pedagógico do Bloco Eureca, respeitar os 20 ANOS ininterruptos do EURECA em São Bernardo do Campo e somar, somar e somar, esta claro para todos que estão participando. Pois quando coloquei esta observação, é para pensarmos juntos no processo de construção e formação da molecada, do Eureca. Pq quando não é desta forma coletivamente/pensante, qual seria? Quem trabalha com numeros é o Estado, Que Se Não Proteje, Mata! Né não! 
Ai Rone, ainda sim não estou entendendo quando se fala de formação Eureca! Que tipo e como é esta formação? Como as comissões vê a Formação da molecada Eureca?
 
Asé
 

--- Em qua, 8/12/10, Rone Costa <ronecosta em gmail.com> escreveu:


De: Rone Costa <ronecosta em gmail.com>
Assunto: Re: Res: LETRA/MOLECADA!!!!
Para: eurecacampinas em googlegroups.com
Data: Quarta-feira, 8 de Dezembro de 2010, 13:29


Salve, salve Batuqueiros, educadores, educadoras, meninos e meninas.
Léo, eu estou acompanhando sim esta discussão e não interferi para ver se outras pessoas também iam entrar na discussão, pois até agora só vc, Fabiano e Gloria postaram sobre este assunto.
Gostaria de ver mais gente na discussão.

Então vamos lá:

Nós aqui em Campinas iniciamos as articulações, visitas nas entidades, conversas com educadore/as ainda no mês de julho. Paralelo a isso, eu e Margareth nos reunimos com a coordenação do Projeto Meninos e Meninas de Rua (em agosto) e nos foram passadas algumas orientações, sendo que uma delas seria a UNIFICAÇÃO DO TEMA e A MESMA MÚSICA (enredo) PARA AS QUATRO CIDADES.
Não colocamos objeção quanto a unificação do tema, pois achamos que isso fortalece a organização e a integração do nosso Bloco. Porém, quanto a música/enredo,  reafirmamos nosso compromisso com os grupos culturais (Casa Tainã, Maracatuca, Jongo Dito Ribeiro, Urucungos) que desenvolvem um importante e pioneiro trabalho de resgate da cultura popular em Campinas.
Sendo assim combinamos o que já foi relatado nas nossa reuniões em Campinas e postado nesse grupo e  que novamente  segue abaixo:

"Outra questão discutida foi sobre o enredo que deve ser o mesmo para as quatro cidades. Sobre este assunto, ponderamos que Campinas é uma cidade onde as entidades e organizações tem um forte e importante trabalho de resgate e divulgação da cultura popular, principalmente da cultura afro brasileira e que o maracatu é uma marca registrada da cidade e do Eureca Campinas. Para garantir que a meninada cante a mesma música nas quatro cidades propusemos que São Bernardo, São Vicente e Guarulhos saiam com a melodia de samba enredo e Campinas utilize a mesma letra, mas com uma versão melódica para maracatu."

Neste mesmo relato foi passado a agenda de reuniões em São Bernardo (VER BOLETIM DO DIA 28/10) e reforçamos a importância de nós, campineiros, participarmos destas reuniões, no entanto o único rosto  de Campinas nestas reuniões é o meu, e de vez em quando da Margareth.

Gente, eu já falei aqui de como é difícil construir coletivamente. Vivemos em um sistema de sociedade que individualiza tudo, com um sistema de representações individualizadas, com uma escola que forma para o consumo e não para o pensar. E o EURECA caminha na contra-mão deste sistema.

A Glória disse muito bem que independente da música/enredo oficial, nós podemos trabalhar a criatividade da molecada construindo outras loas, ladainhas, melodias e enredos. 
O tema escolhido para 2011 possibilita uma discussão muito ampla sobre a vida da meninada.

VAMOS EXTRAPOLAR NOSSA CRIATIVIDADE!!!

Agora ressalto a importância de participar das reuniões, de ler o texto guia, de entender o processo político-pedagógico do Bloco Eureca, respeitar os 20 ANOS ininterruptos do EURECA em São Bernardo do Campo e somar, somar e somar.

Voltando ao enredo...
Eu trouxe o material produzido por Guarulhos, Heliópolis, Léo e Mateus; e a Glória Cunha fez uma compilação deste material para Maracatu. Que ainda não esta finalizado. Ainda cabem colaborações, mas tem que armar um encontro dos batuqueiros pra isso.
Sobre o Samba Enredo, eu e Coré organizamos os materiais, compusemos um alusivo e organizamos as estrofes e na noite passada colocamos a melodia. Só falta uns acertos final que estou aproveitando o feriado para terminar.

Vale relembrar que os batuqueiros já têm um ensaio geral marcado para 11 de janeiro de 2011 (2ª terça-feira de janeiro) às 18h30 na Casa de Cultura Tainã.

Tudo isso só reforça a tese de que a organização do Bloco Eureca tem que começar cedo, pois neste clima de final de ano fica muito difícil de contar com as pessoas para estas demandas.

Espero ter colaborado na discussão e no entendimento do processo de construção do enredo.
Abraços


                   Rone Costa
AEESP  -   Associação dos educadores e      Educadoras Sociais de São Paulo

"Não é no silêncio que os homens se fazem,     mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão"
Paulo Freire 



Em 8 de dezembro de 2010 10:45, Leonardo Duarte <duarteleonardo96 em gmail.com> escreveu:

26 DE NOVEMBRO DE 2010 (sexta-feira) – 14h.
Reunião do EURECA 2011
Local: Rua Jurubatuba, 1610 – São Bernardo do Campo (Sede do Projeto Meninos e Meninas de Rua)
Pauta: Eleição do Samba Enredo
 
09 DE DEZEMBRO DE 2010 (quinta-feira) – 14h.
Reunião do EURECA 2011
Local: Rua Jurubatuba, 1610 – São Bernardo do Campo (Sede do Projeto Meninos e Meninas de Rua)
Pauta: Devolutiva das Comissões e Integração.
 
12 DE FEVEREIRO DE 2011 – à definir.
Formação do EURECA 2011 para crianças, adolescentes e comunidades.
Local: à definir
 
25 DE FEVEREIRO DE 2011
Desfile do Bloco EURECA em Campinas
 
04 DE MARÇO DE 2011
Desfile do Bloco EURECA 2011 em São Bernardo do Campo
 
08 DE MARÇO DE 2011
Desfile do Bloco EURECA 2011 em São Vicente


Em 8 de dezembro de 2010 10:39, Leonardo Duarte <duarteleonardo96 em gmail.com> escreveu:





Olá Rone!
 
Você está acompanhando essa discusão? Desde o inicio do proceso foi colocado que todo o conteúdo do EURECA fosse construído com participação das crianças e dos adolescentes e no que diz respeito ao enredo prazo para as entidades entregarem sus propostas era até o dia 26/11, conforme agenda abaixo, nessa ocasião só Heliópolis e Guarulhos apresentou proposta e nessa mesma data o coletivo desidou por pedi a contribuição de alguem que manjava de música para unificar os enredos apresentados. Apartir dai acredito que o Rone tem mais propriedade para falar de como tem sido a trabalho o enredo.
 
Ps. Rone estou tentando falar com vc, atende o celular.
 
Abraço!


Em 8 de dezembro de 2010 08:31, Fabiano Barbieri <tamborjah em yahoo.com.br> escreveu: 









Salve!
 
Então....não quero fazer nada no paralelo, pois é um processo coletivo, como falamos em EURECA achei q poderiamos trabalhar a melodia da Letra com a molecada das entidades q participam do processo, como poderiamos fazer q isto aconteça? Também não sabia que o Rone esta colocando a melodia. Pra mim (pessoalmente) não veria sentido sem a participação da molecada e não me refiro somente o Porto Maracatu (Piracicaba) ou Pernoite mas sim de outras entidades também...creio que é uma processo de formação da molecada....desde a cultura popular. Mas enfim...assim seja!
 
Asé

--- Em ter, 7/12/10, Leonardo Duarte <duarteleonardo96 em gmail.com> escreveu:



De: Leonardo Duarte <duarteleonardo96 em gmail.com>
Assunto: Re: Res: LETRA/MOLECADA!!!!
Para: eurecacampinas em googlegroups.com
Data: Terça-feira, 7 de Dezembro de 2010, 17:10 






Olá Fabiano!
 
A Gloria tem razão, o que quis dizer é que já temos um processo em curso e ao invés de criar algo paralelo podemos fortalecer o que está sendo construído.

Abraço!

Em 7 de dezembro de 2010 16:36, gloria cunha <glocunha em yahoo.com.br> escreveu:





Fabiano
 
o fato de ter uma não impede que tenham duas ou mais;
fazer com a molecada é o que existe de melhor;
mesmo que a gente tenha uma oficial, eu adoraria conhecer e tocar as loas que teu pessoal fizer;
acho que é isso o legal no EURECA, o que ele movimenta, o que ele provoca de reflexão em nós e na molecada
 
beijo da gloria
 
 

  






De: Leonardo Duarte <duarteleonardo96 em gmail.com>
Para: eurecacampinas em googlegroups.com
Enviadas: Terça-feira, 7 de Dezembro de 2010 16:25:41
As sunto: Re: Res: LETRA/MOLECADA!!!!





Olá Fabiano! Tudo bem?
 
Nos já produzimos um material para a musica que o Rone está colocando a melodia.
 
Abraço!


Em 7 de dezembro de 2010 16:20, Fabiano Barbieri <tamborjah em yahoo.com.br> escreveu:






Salve, Salve
 
Então...estavamos cogitando de trampar nas oficinas a letra/loa elaborando atividades, rodas de conversa com o tema do Eureca com a molecada e a possibilidade deles musicá a loa e arranjos talvez...fazer este trampo com a molecada.
Eai o q vcs acham.
 
Asé
--- Em seg, 6/12/10, gloria cunha <glocunha em yahoo.com.br> escreveu:


De: gloria cunha <glocunha em yahoo.com.br>
Assunto: Res: LETRA!!!!
Para: eurecacampinas em googlegroups.com
Data: Segunda-feira, 6 de Dezembro de 2010, 16:16





Oi Fabiano
 
pelo que entendi ainda estão sendo criados;
eu peguei uma das frase (de um guri de São Bernando, acho) e armei na loa Porto Rico, Nação de Mina e ficou assim:
 
Toda criança e adolescente
Tem o Estatuto pra lhe defender
 
E o Estado tem obrigação
Naõ adianta fingir que não vê
 

  






De: Fabiano Barbieri <tamborjah em yahoo.com.br>
Para: eureca <eurecacampinas em googlegroups.com>
Enviadas: Segunda-feira, 6 de Dezembro de 2010 10:14:54
Assunto: LETRA!!!!






Salve Salve!
 
Alguém poderia mandar a letra do Eureca 2011...!
 
 
  
-- 
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Eureca
Campinas" nos Grupos do Google.
 
Se desejar que a moderação altere sua configuração, envie um e-mail para
ney.dca em gmail.com
 
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
eurecacampinas em googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
eurecacampinas+unsubscribe em googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/eurecacampinas?hl=pt-BR
 
 
Vamos racionalizar a circulação de e-mails: se você for responder uma mensagem de um grupo, com uma manifestação pessoal, enderece-a SOMENTE ao remetente e não ao grupo todo!

  
-- 
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Eureca
Campinas" nos Grupos do Google.
 
Se desejar que a moderação altere sua configuração, envie um e-mail para
ney.dca em gmail.com
 
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
eurecacampinas em googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
eurecacampinas+unsubscribe em googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/eurecacampinas?hl=pt-BR
 
 
Vamos racionalizar a circulação de e-mails: se você for responder uma mensagem de um grupo, com uma manifestação pessoal, enderece-a SOMENTE ao remetente e não ao grupo todo!

  
-- 
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Eureca
Campinas" nos Grupos do Google.
 
Se desejar que a moderação altere sua configuração, envie um e-mail para
ney.dca em gmail.com
 
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
eurecacampinas em googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
eurecacampinas+unsubscribe em googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/eurecacampinas?hl=pt-BR
 
 
Vamos racionalizar a circulação de e-mails: se você for responder uma mensagem de um grupo, com uma manifestação pessoal, enderece-a SOMENTE ao remetente e não ao grupo todo!



-- 


Leonardo Duarte
http://nucleodecomunicacaomarginal.blogspot.com/
55 11 9549-4995
 

-- 
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Eureca
Campinas" nos Grupos do Google.
 
Se desejar que a moderação altere sua configuração, envie um e-mail para
ney.dca em gmail.com
 
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
eurecacampinas em googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
eurecacampinas+unsubscribe em googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/eurecacampinas?hl=pt-BR
 
 
Vamos racionalizar a circulação de e-mails: se você for responder uma mensagem de um grupo, com uma manifestação pessoal, enderece-a SOMENTE ao remetente e não ao grupo todo!

 



-- 
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Eureca
Campinas" nos Grupos do Google.
 
Se desejar que a moderação altere sua configuração, envie um e-mail para
ney.dca em gmail.com
 
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
eurecacampinas em googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
eurecacampinas+unsubscribe em googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/eurecacampinas?hl=pt-BR
 
 
Vamos racionalizar a circulação de e-mails: se você for responder uma mensagem de um grupo, com uma manifestação pessoal, enderece-a SOMENTE ao remetente e não ao grupo todo!



-- 


Leonardo Duarte
http://nucleodecomunicacaomarginal.blogspot.com/
55 11 9549-4995
 

-- 
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Eureca
Campinas" nos Grupos do Google.
 
Se desejar que a moderação altere sua configuração, envie um e-mail para
ney.dca em gmail.com
 
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
eurecacampinas em googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
eurecacampinas+unsubscribe em googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/eurecacampinas?hl=pt-BR
 
 
Vamos racionalizar a circulação de e-mails: se você for responder uma mensagem de um grupo, com uma


=============================================================================
Tópico: [Convite] Exposição "Campinas: detalhes" abre amanhã no MIS
URL: http://groups.google.com/group/eurecacampinas/t/de6e6cee20090c3d
=============================================================================

---------- 1 de 1 ----------
De: PONTOS SP - Robson Sampaio <reductio.ad.ethos em gmail.com>
Data: Dec 10 09:26AM -0200
URL: http://groups.google.com/group/eurecacampinas/msg/ce26d681b1ec8422

[image: Campinas em detalhes.jpg]



*A exposição fotográfica fica em cartaz no MIS até 30 de janeiro de 2011.*

*Visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 18h e sábados, das 10h às 16h.
*



-- 
Robson Bomfim***

Tuxaua:Nós na Interseção Digital
GNU/LINUX user # 489500
e-mail: reductio.ad.ethos em gmail.com
skype: rbscamba1
gtalk: reductio.ad.ethos
twitter: @rbscamba
-
-----    --- eSPAço LivRe dE ArTe---    ----
*** *Free Art CiberNeticA   --- Gimp---    Inkscape
XiluGraVida   @!---§§§#---      /Debian/ /linux/GNU
/Linux--#$ 00101101010010 love bits***.*

http://lattes.cnpq.br/7461730442638498
http://mocambos.net
http://www.noscaminhosdesaopaulo.org/
http://robsonsampaio.batemacumba.net/



=============================================================================
Tópico: Convite Evento Direitos Humanos 10/12/10
URL: http://groups.google.com/group/eurecacampinas/t/9b0a91dd8c270d56
=============================================================================

---------- 1 de 1 ----------
De: gerardomelo em terra.com.br
Data: Dec 09 11:51PM
URL: http://groups.google.com/group/eurecacampinas/msg/2a302f426e0e90ee

_CONVITE EVENTO DIREITOS HUMANOS 10/12/10_
	A programação do evento sobre os 62 anos dos Direitos Humanos
segue em anexo.
 Saudações Socialistas 

	Gerardo




-- 
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Eureca
Campinas" nos Grupos do Google.

Se desejar que a moderação altere sua configuração, envie um e-mail para
ney.dca em gmail.com

Para postar neste grupo, envie um e-mail para
eurecacampinas em googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
eurecacampinas+unsubscribe em googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/eurecacampinas?hl=pt-BR


Vamos racionalizar a circulação de e-mails: se você for responder uma mensagem de um grupo, com uma manifestação pessoal, enderece-a SOMENTE ao remetente e não ao grupo todo!
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: https://lists.ourproject.org/pipermail/macronoroeste-campinas/attachments/20101210/2c34e508/attachment-0001.htm 


Mais detalhes sobre a lista de discussão Macronoroeste-campinas