[Macronoroeste-campinas] E-mail de compilação para eurecacampinas em googlegroups.com - 2 mensagens em 2 tópicos

eurecacampinas+noreply em googlegroups.com eurecacampinas+noreply em googlegroups.com
Domingo Novembro 7 23:35:14 CET 2010

Resumo do tópico de hoje

Grupo: eurecacampinas em googlegroups.com

  - Enc: Parabéns  ao MEC  e  ao  INEP -  ENEM 2010 - congratulações [1 atualização]
    http://groups.google.com/group/eurecacampinas/t/9e9567467edcfee4
  - Enc: [direitoshumanosemcampinas] I Simpósio Inter-Regional Transversalidade Étnico-Racial e de Gênero no Processo de Formação de Assistentes Sociais e na Gestão de Políticas Públicas [1 atualização]
    http://groups.google.com/group/eurecacampinas/t/5e87fe8cd6dcebcc

Tópico: Enc: Parabéns  ao MEC  e  ao  INEP -  ENEM 2010 - congratulações

---------- 1 de 1 ----------
De: Tiago Duque <duque_hua em yahoo.com.br>
Data: Nov 07 08:59AM -0800

De: Toni Reis <tonidavid em avalon.sul.com.br>
Assunto: Parabéns ao MEC e ao INEP - ENEM 2010 - congratulações
Para: aliancanacionallgbt em yahoogrupos.com.br
Data: Domingo, 7 de Novembro de 2010, 11:30

#yiv1919252865 .yiv1919252865hmmessage P {
PADDING-RIGHT:0px;PADDING-LEFT:0px;PADDING-BOTTOM:0px;MARGIN:0px;PADDING-TOP:0px;}
#yiv1919252865 .yiv1919252865hmmessage {
FONT-SIZE:10pt;FONT-FAMILY:Tahoma;}

para  conhecimento

Ofício PR 321/2010 (TR/dh)                                                                Curitiba, 07 de novembro de 2010

Ao:      Exmo. Sr. Fernando Haddad
            Ministro da Educação

            Exmo. Sr. Joaquim Soares Neto
            Presidente
            Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)

Assunto: ENEM 2010 - congratulações

Senhor Ministro, Senhor Presidente,

Como é de seu conhecimento, a ABGLT – Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – é uma entidade de abrangência nacional que congrega 237 organizações congêneres e tem como objetivo a defesa e promoção da cidadania desses segmentos da população.

Neste sentido, gostaríamos de congratular o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira pela inclusão da pergunta (na folha anexo) sobre homofobia no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizado ontem (06/11).

É gratificante ver as deliberações da Conferência Nacional de Educação sendo respeitadas, e esforços sendo feitos para contribuir para o cumprimento do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos de LGBT.
Sem mais, renovamos nossos votos de estima e consideração.

Cordialmente

Toni Reis
Presidente

ENEM coloca questão sobre homofobia no exame de hoje, dia 6 de novembro de 2010:

“Pecado nefando” era expressão correntemente utilizada pelos inquisidores para a sodomia. Nefandus: o que não pode ser dito. A Assembleia de clérigos reunida em Salvador, em 1707, considerou a sodomia “tão péssimo e horrendo crime”, tão contrário à lei da natureza, que “era indigno de ser nomeado” e, por isso mesmo, nefando.

O número de homossexuais assassinados no Brasil bateu o recorde histórico em 2009. De acordo com o Relatório Anual de Assassinato de Homossexuais (LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis), nesse ano foram registrados 195 mortos por motivação homofóbica no País.

A homofobia é a rejeição e menosprezo à orientação sexual do outro e, muitas vezes, expressa-se sob a forma de comportamentos violentos. Os textos indicam que as condenações públicas, perseguições e assassinatos de homossexuais no país estão associadas

A)    à baixa representatividade política de grupos organizados que defendem os direitos de cidadania dos homossexuais.
B)     à falência da democracia no país, que torna impeditiva a divulgação de estatísticas relacionadas à violência contra homossexuais.
C)     à Constituição de 1988, que exclui do tecido social os homossexuais, além de impedi-los de exercer seus direitos políticos.
D)    a um passado histórico marcado pela demonização do corpo e por formas recorrentes de tabus e intolerância.
E)     a uma política eugênica desenvolvida pelo Estado, justificada a partir dos posicionamentos de correntes filosófico-científicas.

Tópico: Enc: [direitoshumanosemcampinas] I Simpósio Inter-Regional Transversalidade Étnico-Racial e de Gênero no Processo de Formação de Assistentes Sociais e na Gestão de Políticas Públicas

---------- 1 de 1 ----------
I Simpósio Inter-Regional Transversalidade Étnico-Racial e de Gênero no Processo de Formação de Assistentes Sociais e na Gestão de Políticas Públicas
Parcerias: CASS-PUC-SP
               Curso de Serviço Social da UFBA
               Coordenadoria Municipal do Negro-CONE

Dia 25-11-2010 (manhã e noite)

Programação:
Manhã
8:00- Inscrição dos participantes
8:30- Abertura:Isaura Isoldi-Coord. do Curso de S. Social, Maria Aparecida de Laia, Representante do CASS PUC-SP (e outros- a definir)
9:00- Mesa Redonda:
Formação profissional dos Assistentes Sociais e a transversalidade de gênero raça/etnia
 no contexto da sociedade de classes.
Expositoras:
AS Maria Aparecida de Laia-CONE
 Prof Suelí Amaral- Núcleo de Gênero Raça/Etnia PUC-SP
 Aluna Gabrielle Borges- Grupo Pão e Rosas
PRof Graziela Acquaviva Pavez- Núcleo de Violência e Justiça PUC-SP
Coordenação: Prof Laisa Campos Toledo

10:00- Intervalo

10:30- Apresentação do Estudo sobre equidade de raça/etnia e SUS (AS Stela Maris) seguida de debate
11:30- Tribuna livre
12:00-Encerramento da manhã

Noite

19:30- Abertura Prof Dra Margarida Limena-Diretora do Curso de C.Sociais, Prof Dra Elizabete Aparecida Pinto, AS Maria Aparecida de Laia, Aluna do CA,(e outros- a definir)
20:00-Mesa Redonda:
A questão racial e de gênero e suas interfaces: Ética, Direitos Humanos, Políticas Públicas
Expositoras:
Prof Dra Elizabete Ap. Pinto UFBA
 AS Márcia Eurico- Doutoranda PUC-SP
Prof Dra Magali da Silva Almeida- UERJ (a confirmar)
Coordenação: Prof Suelí Amaral

21:00- Intervalo
21:30- Exposição do GERESS - seguido de debate

22:00- Tribuna Livre e Encerramento

-- Atenciosamente,

FLAVIO

Discente de Serviço Social da PUC-SP
Chapa: "A Retomada..."
Comissão de Estudos do Projeto Gratuidade Já!!!
Núcleo de Opressão ENESSO Região VII
Núcleo de Formação Profissional ENESSO Região VII
Cine Clube Itinerante Gianfrancesco Guarnieri

Blog pessoal:

www.oolhoemeu.blogspot.com

Blog Cine Clube Itinerante Gianfrancesco Guarnieri:

www.ccigianfrancescoguarnieri.wordpress.com

"É uma coisa tremenda a brutalidade dessa sociedade.
 Ela come não só o pobre, mas a consciência dele."
 (Darcy Ribeiro)

--
César Gomes
(19) 9754 0139

__._,_.___

| através de email | Responder através da web | Adicionar um novo tópico Mensagens neste tópico (1)
Atividade nos últimos dias:

Visite seu Grupo
Este é um grupo de emails que pretende ser ferramenta de articulação dos movimentos, entidades, instituições e militantes sociais envolvidos com a defesa dos direitos da pessoa humana.

Liquida Geral Sack's! Até 70% de desconto e frete grátis!

ESTÁGIO Remunerado Clique AQUI! São mais de 10.000 vagas.

VideoChat Online.Converse com milhares de pretendentes!

Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso

.

--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Eureca
Campinas" nos Grupos do Google.

Vamos racionalizar a circulação de e-mails: se você for responder uma mensagem de um grupo, com uma manifestação pessoal, enderece-a SOMENTE ao remetente e não ao grupo todo!