[Macronoroeste-campinas] FW: SOBRE O DELEGADO TUMA

Isabel Barbosa issil em hotmail.com
Quarta Outubro 27 17:03:14 CEST 2010

Date: Tue, 26 Oct 2010 18:21:09 -0200
Subject: SOBRE O DELEGADO TUMA
From: alavermelha em gmail.com

Camaradas e Amig em s,

segue abaixo um poema que constará do meu próximo livro "Rapsódia De Ordem Políticae Social".
Pretendia permanecesse inédito até o lançamento do livro.

No entanto, com os últimos acontecimentos, decidi enviar para vocês.

Putabraço,
Alipio Freire

República Federativa do Brasil

Dos diálogos com Costa Gavras.

1.

Numa noite de setembro de 1969
no Departamento Estadual de Ordem Política e Social – Deops
Sofia  Edu e eu
fomos levados para interrogatório e acareação
na sala do delegado Sérgio Paranhos Fleury.

Móveis escuros e pesados no estilo ‘renascença’
– pata-de-leão
Estofamentos de couro e tapete persa.

Na parede  atrás da poltrona do delegado
num grande cartaz branco  horizontal.
impresso em silkscreen  com tinta preta
uma caveira e duas tíbias cruzadas
sublinhadas pela inscrição:
Scuderie Le Cocq
(nome fantasia dos esquadrões da morte).

2.

Estou seguro de que apenas o que depois se tornaria senador Romeu Tuma
(delegado chefe do Deops entre 1966 e 1983)
jamais se deu conta desse detalhe.

É compreensível
Certamente devia estar ocupado com coisas mais importantes.
Manter todos os equipamentos da casa atualizados e funcionando paraviabilizar confissões de

                                                                                                                               presos
devia tomar muito do seu tempo.

Além – é óbvio – das freqüentes reuniões com a cúpula do regime
e de suas tarefas na área de formação de mão de obra especializada.

PS

É cansativo  mas é verdade:

Os governos passam.As polícias ficam.