[Macronoroeste-campinas] E-mail de compilao para eurecacampinas em googlegroups.com - 4 mensagens em 4 tpicos

eurecacampinas+noreply em googlegroups.com eurecacampinas+noreply em googlegroups.com
Segunda Julho 19 23:21:35 CEST 2010


=============================================================================
Resumo do tópico de hoje
=============================================================================

Grupo: eurecacampinas em googlegroups.com
URL: http://groups.google.com/group/eurecacampinas/topics

  - Enc: ÚLTIMOS DIAS - submissão de resumos para 8o. ENUDS [1 atualização]
    http://groups.google.com/group/eurecacampinas/t/d79211bb9b96ceb2
  - Enc: Convite Reunião - Fórum DCA Campinas- Julho 2010 [1 atualização]
    http://groups.google.com/group/eurecacampinas/t/e43742ba4583e245
  - feijoada do cecompi [1 atualização]
    http://groups.google.com/group/eurecacampinas/t/ed535d152e9b09a9
  - feijoada do CECOMPI [1 atualização]
    http://groups.google.com/group/eurecacampinas/t/45d853ac69a0b773


=============================================================================
Tópico: Enc: ÚLTIMOS DIAS - submissão de resumos para 8o. ENUDS
URL: http://groups.google.com/group/eurecacampinas/t/d79211bb9b96ceb2
=============================================================================

---------- 1 de 1 ----------
De: Tiago Duque <duque_hua em yahoo.com.br>
Data: Jul 19 09:57AM -0700
URL: http://groups.google.com/group/eurecacampinas/msg/c08487d5bc628ff4

Olá amigos e amigas da rede de Campinas. Tudo bem?
 
Envio novamente o convite para que vocês possam participar do processo seletivo de trabalhos a serem apresentados no evento nacional que Campinas receberá em outubro, sobre diversidade sexual, sexualidade e gênero.
 
Relatos de experiências (institucionais ou não)  são bem vindos em cada um dos 12 GAT (grupos de apresentação de trabalho) temáticos.
 
Divulguem!
 
Até,
 
Tiago

--- Em seg, 19/7/10, Regina Facchini <rfacchini em uol.com.br> escreveu:


De: Regina Facchini <rfacchini em uol.com.br>
Assunto: ÚLTIMOS DIAS - submissão de resumos para 8o. ENUDS
Para: "LISTAGLS" <listagls em yahoogrupos.com.br>, "GLBTS" <GLBTS em yahoogrupos.com.br>, ENUDS em yahoogrupos.com.br, moleca em yahoogrupos.com.br, umaseoutras em yahoogrupos.com.br, antropologiafeminista em yahoogrupos.com.br, "COMITÊ TÉCNICO DA DIVERSIDADE" <comite_tecnico_diversidade em yahoogrupos.com.br>, "senale" <senale em yahoogrupos.com.br>
Cc: "Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu/Unicamp" <pagu em unicamp.br>, "Tiago Duque" <duque_hua em yahoo.com.br>, "Rodrigo Rosa" <bragoscar2 em yahoo.com.br>
Data: Segunda-feira, 19 de Julho de 2010, 11:45


Caras/os colegas,

Escrevo para divulgar o conjunto completo dos Grupos de Apresentação de Trabalho do 8o. ENUDS, que ocorrerá entre 08 e 12 de outubro na Unicamp, Campinas. 

O prazo para envio de resumos é até 25/07 pelo site http://www.identidade.org.br/2010/html/apresenta/index.html, onde também podem ser encontradas a programação do ENUDS e orientações para envio de trabalhos, entre outras.

Lembro que podem ser propostos trabalhos em diferentes formatos (texto, vídeo, montagem teatral, montagem em dança, performance, pintura, gravura, escultura ou fotografia) e que não é necessário ter vínculo universitário para fazê-lo. Reflexões sobre experiências ativistas ou de intervenção comunitária são bem vindas.

Lista completa dos GATs na página http://www.identidade.org.br/2010/html/gats/index.html ou abaixo.

Abraços,
Regina Facchini
Pesquisadora - Pagu/Unicamp
Integrante da Comissão Científica do 8o. ENUDS

____________________________________

GAT 1: Corpos: bordas, aberturas e barganhas

O objetivo deste Grupo de Apresentação de Trabalho é refletir sobre os discursos, práticas, representações e limites sobre o que compreendemos, ainda a partir de uma visão biologizante e naturalizada, como sendo o “corpo”.  As ciências sociais têm tradicionalmente trabalhado o corpo de maneira essencialista, como um elemento natural e anterior à cultura, em que esta segunda organiza e dá forma à matéria fisiológica através de processos de socialização e interiorização da e na cultura. Atualmente, novas correntes de pensamento questionam a separação conceitual que divide natureza (corpo) X cultura, sociedade X indivíduo, homem X mulher e outros pares de opostos inventados historicamente. Dessa forma, tanto as novas perspectivas identitárias quanto os recentes avanços tecnológicos permitem questionar os limites, as práticas e as possibilidades daquilo que chamamos de corpos “humanos”. Isto pode ser observado exemplarmente
 no campo daquilo que entendemos como sexo, sexualidade e gênero. Através de intervenções biotecnológicas, práticas sociais e/ou questionamentos político-conceituais, outros corpos, com novas formas de habitá-los e vivenciá-los, tornam-se possíveis. Algumas questões, analisadas a partir de diferentes perspectivas, podem exemplificar as discussões propostas por este GAT, tais como: “corpo” é um conceito universalmente reconhecido? Como conhecemos e reconhecemos um corpo “humano”? Quantos “corpos” cada pessoa possui? Quantos sexos podem existir? Quais os critérios que definem o número possível de sexos? Quem define esses critérios? Estaria o sexo para o corpo assim como o gênero para cultura? Como são estabelecidos os parâmetros de “normalidade” e de “naturalidade” dos corpos? De que modo esses parâmetros são ou não encarnados cotidianamente? Afinal, o que “humaniza” um corpo?


Coordenadores:

Paula Sandrine Machado (UFRGS - RS)

Jorge Leite Júnior (UFSCar - SP)
Debatedor: aguardem

__________________________________

 

GAT 2: Religiões e diversidade sexual

A relação entre sexualidade e religião ensejou historicamente múltiplas construções. A recente visibilidade da diversidade sexual e da reivindicação de direitos por estas minorias políticas põe em cena distintas respostas religiosas. Este GAT focalizará estas respostas em discursos, rituais, redes, cosmologias e experiências. O tema será explorado em intersecção com outras dimensões da vida social, cortando as esferas pública e privada, incluindo tópicos como direitos sexuais, homofobia, relações familiares e fluxos migratórios. Desejamos refletir sobre a construção da homofobia enquanto fenômeno plural (por vezes invisível e silencioso) e enquanto questão social (que envolve embates na arena pública). Pretendemos ainda incentivar a reflexão sobre os nexos entre religião e diferentes marcadores sociais como classe, raça, gênero, geração, nacionalidade. O objetivo é articular pesquisadores, estudantes, ativistas,
 religiosos e demais interessados, debatendo as plurais relações entre diversidade sexual e religiões na sociedade brasileira contemporânea. Haverá espaço para relatos de experiências, manifestações culturais e artísticas, além de trabalhos acadêmicos em diferentes estágios de pesquisa.


Coordenadores:

André Sidney Musskopf (Escola Superior de Teologia/ São Leopoldo - RS)

Marcelo Tavares Natividade (UERJ - RJ)

Debatedor: Ulisses Willy (Centro de Combate a Homofobia de Sergipe - SE)


___________________________________

 

GAT 3: Saúde

A emergência da epidemia de HIV-aids na década de 1980 e a constituição de todo um movimento social de luta para combatê-la, contribuiu significativamente para que a política de saúde brasileira enfrentasse como nunca em sua história, a discussão das sexualidades em sua diversidade.A convergência deste movimento com a luta pela redemocratização do país, com a Reforma Sanitária e a implementação do SUS, foi permitindo que segmentos populacionais que permaneciam invisíveis à gestão pública em saúde, ou que foram percebidos por esta apenas sob o prisma clássico na saúde pública, do controle e erradicação de epidemias, fossem progressivamente autorizados a participar da sempre complexa arena de definição de políticas públicas e do controle social, especialmente na política de saúde.
Pessoas com HIV e aids, profissionais do sexo, homens, mulheres, adultos, jovens, idosos, vêm conquistando espaços de participação na política de saúde através da sua progressiva organização na sociedade civil brasileira. Merecem especial destaque os indivíduos, grupos e organizações que constituem o atualmente chamado movimento LGBT: lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e uma miríade de outros abrigados sob a bandeira da diversidade de gênero e sexual.Se, inicialmente, tais atores ficavam totalmente circunscritos a programas e projetos relacionados ao HIV-aids, hoje já é possível percebê-los ainda que timidamente em outros âmbitos da política de saúde, como o PAISM (Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher), a Política de Saúde do Homem, a Estratégia de Saúde da Família, o processo transexualizador, as políticas de atendimento a vítimas de violência de gênero, entre outros. Desta forma, envolvem-se
 no processo de implementação do SUS em seus princípios de universalidade, integralidade, equidade e controle social, nos diferentes planos da governabilidade (nacional, estadual e municipal).
Importa, portanto, com este GAT, conhecer como os estudantes vêm se apropriando e participando da discussão da diversidade de gênero e sexual em sua relação com a saúde numa perspectiva integral e condicionada pelas características do contexto social, econômico, político e cultural, onde vivem indivíduos e grupos. Importa ainda atualizar o estado da arte destas discussões na produção técnico-científica das ciências sociais, humanas e biomédicas desenvolvida pelos estudantes, bem como na constituição de espaços políticos intra e extra-universitários. Também é interessante promover diálogos entre a universidade e profissionais sobre as experiências de elaboração/planejamento, implementação, avaliação e controle social na diversidade de contextos socioeconômicos, políticos e culturais brasileiros, em seus avanços, recuos e contradições.


Coordenadores:

Guilherme de Almeida (UFF - RJ)

Tatiana Lionço (ANIS Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero - DF)

Debatedor: Fernando Maia (Grupo Identidade e NuDU - SP)

___________________________________

 

GAT 4: Educação, diversidade e heteronormatividade: ser educado é assimilar a norma ou mudar a regra?

O foco de discussão são as conexões entre o campo dos estudos sobre diversidade sexual e de gênero, a área da educação e os movimentos sociais LGBT. As atividades de educação não são entendidas apenas como atividades escolares. Conceitos como currículo, identidades, formação, autonomia, ensino e aprendizagem podem ser aplicados em situações muito afastadas da escola. Em especial há pedagogias culturais em ação, como as pedagogias da sexualidade, da masculinidade, do gênero, em todos os ambientes e na mídia, e elas compõem o ideário político de muitos movimentos sociais, de forma implícita ou explícita. Trabalhos que articulem educação com direitos humanos, direitos sexuais, corpo, geração e raça/etnia serão bem vindos. Estimulamos a apresentação de relatos de experiências educacionais realizadas em escolas ou em outras instituições de caráter educativo, bem como no âmbito de movimentos sociais, acompanhados de
 avaliação e crítica das ações. A discussão de estratégias de formação de professores e educadores em geral para o trabalho com questões de gênero e sexualidade também se insere neste GAT, bem como a análise dos documentos oficiais que hoje norteiam as ações escolares.

Coordenadores:

Rogério Junqueira (INEP) (a confirmar)

Fernando Seffner  (UFRGS - RS)

Debatedora: Negra Cris (Rede Afro LGBT, UFA - AL)

___________________________________

 

GAT 5: Perspectivas e estudos em violência contemporânea

A proposta deste Grupo de Apresentação de Trabalho (GAT) é de reunir pessoas interessadas em pesquisas sobre o tema da violência, em suas diferentes perspectivas. Pretende-se que a violência seja refletida não como uma prática isolada de outros contextos mais amplos, mas como processo articulado a fenômenos sociais, tais como desigualdade social, o preconceito, a intolerância, as “injustiças” e a produção da noção de desvio. Neste sentido, as concepções de violência ultrapassam as agressões físicas, podendo significar violência psicológica, insultos, ameaças, constrangimentos e também violações de direitos. Interessam-nos, assim, as práticas pelas quais a violência se faz presente, que encontram-se diretamente relacionadas aos modos como são experimentadas as diferentes relações de poder no contemporâneo.

Coordenadores:

Pedro Paulo Bicalho (UFRJ - RJ).

Paula Lacerda (UFRJ - RJ)

Debatedora: Bruna Andrade Irineu (UFT - TO)

___________________________________

 

GAT 6: Mídia e Diversidade Sexual

O Grupo de Apresentação de Trabalho (GAT) de “Mídia e diversidade sexual” aceita textos que analisam as relações entre a comunicação e a diversidade sexual, com ênfase para as reflexões sobre o papel das representações construídas pelos meios de comunicação em geral (televisão, rádio, cinema, jornais, revistas, sites etc). Assim, pretende-se reunir trabalhos que tratem das representações identitárias, mais especificamente nas suas interfaces com os gêneros e as sexualidades. Os textos devem analisar a produção, circulação e/ou a interpretação dos produtos midiáticos, com o objetivo de compreender as complexas relações de poder que interferem nesses processos. O grupo também acolhe trabalhos que tratam sobre as relações entre as políticas identitárias ou pós-identitárias e a comunicação.

Coordenadores:

Carmen Rial (UFSC – CMI - SC)

Leandro Collin (UFBA - BA)

Debatedor: aguardem

___________________________________

 

GAT 7: Sociabilidades, práticas sexuais dissidentes e marcadores de diferença

Nosso objetivo neste GAT é promover uma discussão ampliada sobre práticas de sociabilidade entre pessoas que se identificam como lésbicas, gays, bissexuais, travestis ou transexuais, incluindo aquelas interessadas por práticas sexuais "dissidentes", tais como o consumo de pornografia, práticas "fetichistas" e ligadas ao BDSM, ao sexo grupal, swing, entre outras. A proposta do grupo é reunir olhares "acadêmicos" e "militantes" sobre formas de sociabilidade que articulem sexualidade e práticas sexuais a outros marcadores de diferença, como classe social, gênero e fase de vida. Assim, o foco recai sobre pesquisas e relatos de experiências que contribuam para a reflexão tanto sobre a constituição de campos, espaços e redes de solidariedade entre estes sujeitos quanto sobre a possível proliferação de novas formas de normativização.
                                                

Coordenadores:

Nádia Meinerz (UFAL - AL e UFRGS - RS)

Camilo Albuquerque Braz (UFG - GO)

Debatedor: Rodrigo Reduzino (UERJ - RJ)

___________________________________

 

GAT 8: Movimentos sociais, gênero e sexualidades: contextos, conexões, dilemas e perspectivas

Nos anos de 1970 e 80, os movimentos sociais foram saudados pelo impacto no processo de redemocratização. Embora o interesse acadêmico pelo tema tenha decrescido nos anos 1990, pesquisas realizadas a partir do movimento LGBT têm deslocado alguns enquadramentos e proposto novas questões para o campo de estudos sobre participação política e movimentos sociais. Este GAT tem por objetivo reunir trabalhos produzidos em diferentes contextos e/ou áreas de conhecimento sobre os movimentos sociais LGBT ou de diversidade sexual. Queremos refletir sobre o impacto de fatores como regionalidade, formas organizativas e uso de diferentes estratégias políticas, além de diferentes contextos políticos sobre o movimento. Como se dão as relações com outros agentes sociais, como Estado, mercado, universidades, partidos, mídia e outros movimentos? E com saberes científicos, como medicina, psiquiatria, psicologia, direito e ciências sociais? Como tem se dado
 a relação entre ativismo e produção de conhecimento? Como se tem lidado com dilemas como especificidades versus diversidade? Serão priorizadas propostas que problematizem intersecções entre diversos marcadores sociais de diferença.

Coordenadores:
Regina Facchini (UNICAMP - SP)
Marcelo Daniliauskas (USP - SP)
Debatedor: Estevão Arantes (Colcha de Retalhos e Ser-Tão - GO)

___________________________________

 

GAT 9: Gênero, Sexualidades e Direitos Humanos

O campo dos estudos de gênero e sexualidades é historicamente marcado pela articulação com os movimentos sociais e pela aproximação de diversas disciplinas e inúmeras correntes teóricas das ciências humanas, cuja principal característica é a interdisciplinaridade. A amplitude alcançada pela integração de uma visão crítica e humanista à ciência do direito - obtida a partir do diálogo com disciplinas como a antropologia, a sociologia e história - informa e influencia a atuação de sujeitos centrais na


=============================================================================
Tópico: Enc: Convite Reunião - Fórum DCA Campinas- Julho 2010
URL: http://groups.google.com/group/eurecacampinas/t/e43742ba4583e245
=============================================================================

---------- 1 de 1 ----------
De: lincoln cesar <lincolncmoreira em yahoo.com.br>
Data: Jul 19 08:27AM -0700
URL: http://groups.google.com/group/eurecacampinas/msg/b964c8dfa917f0f6

Repassando....

--- Em seg, 19/7/10, Fórum DCA -Campinas <fdcacampinas em gmail.com> escreveu:

De: Fórum DCA -Campinas <fdcacampinas em gmail.com>
Assunto: Convite Reunião - Fórum DCA Campinas- Julho 2010
Para: fdcacampinas em gmail.com
Data: Segunda-feira, 19 de Julho de 2010, 12:18

Convite Reunião - Fórum DCA Campinas- Julho 2010
 
 
Convidamos todos os militantes, técnicos, profissionais, e demais interessados em  defender direitos humanos de crianças e adolescentes e se referenciam no Fórum DCA- Campinas, para participarem de nossa reunião mensal.

 
Data: 20 / 07 / 2010 (terça- feira)
 
Horário: 18h30
 
Local: Cress (AV. Francisco Glicério, 1329, 1º andar,Centro Campinas)
 
Pauta: Informes, oficina sobre uso e abuso de alcool e outras drogas por crianças e adolescentes, com Domiciano.

 
 
-- 
Fórum DCA - Campinas
www.forumdcacampinas.wordpress.com
fdcacampinas em gmail.com



=============================================================================
Tópico: feijoada do cecompi
URL: http://groups.google.com/group/eurecacampinas/t/ed535d152e9b09a9
=============================================================================

---------- 1 de 1 ----------
De: "Laysa Suéllen" <laysa_suellen em yahoo.com.br>
Data: Jul 19 07:56AM -0700
URL: http://groups.google.com/group/eurecacampinas/msg/59b37a8e85d0a4d1

-- 
Laysa Suéllen
cel: 19-97442129

Twitter: http://twitter.com/laysa_suellen
msn: laysa_suelle em hotmail
yahoo: laysa_suellen em yahoo.com.br
gmail: laysa.suellen em gmail.com
Facebook: Laysa Suéllen
Orkut: Łąỵ Suellen



=============================================================================
Tópico: feijoada do CECOMPI
URL: http://groups.google.com/group/eurecacampinas/t/45d853ac69a0b773
=============================================================================

---------- 1 de 1 ----------
De: "Laysa Suéllen" <laysa_suellen em yahoo.com.br>
Data: Jul 19 07:22AM -0700
URL: http://groups.google.com/group/eurecacampinas/msg/a6320bb06a4a100e

-- 
Laysa Suéllen
cel: 19-97442129

Twitter: http://twitter.com/laysa_suellen
msn: laysa_suelle em hotmail
yahoo: laysa_suellen em yahoo.com.br
gmail: laysa.suellen em gmail.com
Facebook: Laysa Suéllen
Orkut: Łąỵ Suellen




-- 
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Eureca
Campinas" nos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
eurecacampinas em googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
eurecacampinas+unsubscribe em googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/eurecacampinas?hl=pt-BR


Vamos racionalizar a circulação de e-mails: se você for responder uma mensagem de um grupo, com uma manifestação pessoal, enderece-a SOMENTE ao remetente e não ao grupo todo!
-------------- Prxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: https://lists.ourproject.org/pipermail/macronoroeste-campinas/attachments/20100719/c0e44ada/attachment-0001.htm 


Mais detalhes sobre a lista de discusso Macronoroeste-campinas