[Macronoroeste-campinas] [sociedade-civil] Música a R$ 0,02

Robson Sampaio reductio.ad.ethos em gmail.com
Terça Julho 6 06:31:02 CEST 2010

Ola pessoal, aqui esta um artigo/depoimento de um artista que só perdeu com
forma que esta dada hj a Lei do Direito Autoral, ECAD, estamos passado por
um processo ímpar, de restruturação de varias leis(que não são estática),
poderemos ter ainda este ano a votação e mudança delas, que poderá
contemplar mais artista e sociedade civil democratizando o direito a
produção e acesso a circulação delas por todos nós, seria importante
acompanhamos e debatemos isso na nossa comunidade e apresentarmos emendas e
destaque na audiência publica que esta postar ai, no blog
http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/, vamos nessa pessoal, cada
vez mais a internet tem sido a ferramenta e o espaço da democracia direta,
só participando conseguiremos mudar muitas coisas, que antes era posta como
estática e sempre foi assim...

Abs

Robson

De: Pablo Ortellado <paort em usp.br>
Data: 5 de julho de 2010 11:47
Assunto: [sociedade-civil] Música a R$ 0,02
Para: Lista da sociedade civil para discutir a reforma da lei de direitos
autorais <sociedade-civil em lists.gpopai.org>

*O GLOBO | OPINIÃO *

*Música a R$ 0,02 (Artigo)*

Chamada de capa

REMO USAI

Muita gente já ouviu minhas músicas em trilhas sonoras de filmes
brasileiros ou já viu citações ao meu trabalho na internet, embora os
compositores que trabalham com *CINEMA* e televisão permaneçam , na
maioria das vezes, como ilustres desconhecidos.

Comecei a compor ainda garoto, sempre acompanhando com a música, todos
os momentos da minha vida. Estudei piano, orquestração e regência com
grandes figuras da música brasileira, entre as quais Léo Peracchi, Lirio
Panicali, e Eleasar de Carvalho.

Fiz cursos de especialização em trilhas sonoras na University of
Southern California (USC), em Los Angeles, onde tive como mestres Miklos
Rozsa, Ingolf Dahl e Halsey Stevens.

Meu primeiro filme no *BRASIL* foi "Pega ladrão", em 1958, do diretor
italiano Alberto Pieralisi. Até hoje realizei cerca de 110 filmes de
longametragem e mais de 50 documentários, filmes publicitários e
centenas de orquestrações e temas de novelas. Fui o primeiro diretor
musical da Rede Globo e ali organizei a melhor orquestra da TV brasileira.

Porém, após 52 anos de trabalho, amor e dedicação à música, estou ainda
à espera dos meus *DIREITOS AUTORAIS*. São 28 anos aguardando que uma
ação "em andamento" na Justiça resolva meu problema. Não é difícil
adivinhar contra quem é a ação. É mais uma das tantas ações contra o
Ecad. Este órgão anos atrás inventou uma tabela com frações e valores
que nada têm a ver com arte ou música, só prejudicando a classe musical.

Concertos com obras de compositores como John Williams ou Enio Morricone
sempre fazem um enorme sucesso. Mas aqui no *BRASIL*, tristemente, a
música para *AUDIOVISUAL* é considerada pelo Ecad sem valor, conforme
esta tabela elaborada pela entidade e suas sociedades arrecadadoras.
Minha música é tratada como "Demais Obras", equivalendo à importância de
R$ 0,02 (zero vírgula dois centavos) ou até menos, seja ela qual for.

Estou com 82 anos. E agora? Minha angústia é contundente, pois sou
vítima de perdas e danos que aumentam à medida que o tempo passa. Quanto
tempo mais terei que esperar? Quanto tempo poderei esperar? Por isso,
apoio contundentemente a intervenção do *MINISTÉRIO DA CULTURA*, sendo a
favor da fiscalização do Ecad por parte do Estado, acreditando que essa
medida seja em benefício da classe musical e que possa, finalmente,
eliminar esta tabela absurda criada por esta entidade.

*Remo Usai é maestro.

Robson Bomfim***

Tuxaua:Nós na Interseção Digital
gtalk: reductio.ad.ethos
twitter: @rbscamba
*** *Free Art CiberNeticA   --- Gimp---    Inkscape
XiluGraVida   @!---§§§#---      /Debian/ /linux/GNU

http://www.noscaminhosdesaopaulo.org/
http://robsonsampaio.batemacumba.net/