[Macronoroeste-campinas] Saúde vai distribuir 600 mil camisinhas no Carnaval

Eli dos Santos Fernandes eli.fernandes em campinas.sp.gov.br
Quinta Fevereiro 11 17:23:02 CET 2010


Saúde vai distribuir 600 mil camisinhas no Carnaval
Seiscentas mil camisinhas serão distribuídas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) este ano no Carnaval das Copas da Prefeitura de Campinas. No Carnaval do ano passado, foram distribuídas 500 mil. A média mensal de distribuição de preservativos masculinos nas unidades de Saúde da Prefeitura é de 400 mil.

O objetivo é promover e estimular o uso de preservativos em todas as relações sexuais para prevenir a aids, outras doenças sexualmente transmissíveis e, ainda, uma possível gravidez indesejada.

O Ministério da Saúde recomenda que, no Carnaval deste ano, a ação seja prioritariamente voltada a meninas e jovens gays. Os números mais recentes da aids no Brasil mostram que, na faixa etária de 13 a 19 anos, a incidência é maior entre as meninas. Já entre os homens, jovens se infectam mais em relações homossexuais.

Distribuição

A distribuição ficará a cargo de cerca de 40 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, com orientação de técnicos do Programa Municipal de DST/Aids. Além de camisinhas, a Secretaria da Saúde oferecerá material informativo sobre a aids e outras doenças. A distribuição será realizada em diferentes pontos da Avenida do Samba (Avenida Rui de Almeida Barbosa, na saída do Túnel Joá Penteado).

Na avenida do samba a distribuição começa na sexta-feira, dia 12 de fevereiro de 2010 e será realizada nos outros quatro dias de desfile, sempre após as 19h. A médica infectologista Cláudia Barros Bernardi, coordenadora do Programa de DST/Aids, explica que as ações têm como objetivo promover o “marketing social” do preservativo. “Ou seja, dar visibilidade para que as pessoas se lembrem da importância de usar a camisinha”, disse a médica. As ações de prevenção à aids estão relacionadas à campanhas nacional “Vista-se! Use sempre camisinha”, do Ministério da Saúde.

De acordo com a coordenação do Programa DST/Aids, a distribuição de preservativos terá apoio da organização não-governamental Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP+), entidade parceira da Secretaria da Saúde.

A coordenadora do Programa DST/Aids explica que as ações de prevenção à aids e outras doenças sexualmente transmissíveis são realizadas durante o ano todo no SUS Campinas, por meio da rede pública municipal de Saúde. “Qualquer pessoa pode procurar os Centros de Saúde, onde deverá ter acesso aos preservativos e às informações”, disse Cláudia.

Para saber mais sobre aids, camisinhas e ainda sobre o teste de HIV, gratuito, anônimo e com diagnóstico rápido, a população pode procurar o Centro de Referência em DST/Aids, que além de oferecer tratamento às pessoas que vivem com HIV/Aids, realiza o teste gratuito de HIV por meio de um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Campinas possui dois CTAs. Um fica no Centro, na Rua Regente Feijó, 637, telefone 3236 - 3711, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O outro é o CTA Ouro Verde, dentro do Complexo Hospitalar Ouro Verde (Avenida Rui Rodrigues, 3434, telefone 3226-7475), também de segunda a sexta, das 7h às 19h.
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: /pipermail/macronoroeste-campinas/attachments/20100211/46200a48/attachment-0001.htm 


Mais detalhes sobre a lista de discussão Macronoroeste-campinas