[Macronoroeste-campinas] GT Matriz Africana: DIVULGUE >> CARREFOUR RACISTA >> AÇÃO COLETIVA DE URGÊNCIA

Robson Sampaio reductio.ad.ethos em gmail.com
Sexta Agosto 21 23:38:47 CEST 2009

CARREFOUR RACISTA
FRENTE 3 DE FEVEREIRO CONVOCA PARA AÇÃO
atitude suspeita - área de risco - fronteiras invisíveis - elemento suspeito
de cor padrão

SÁBADO, DIA 22, 10H, ENTRE DE CARRO NO CARREFOUR DE OSASCO
E PARTICIPE DE UMA AÇÃO COLETIVA CONTRA O RACISMO DO CARREFOUR.

PONTO DE ENCONTRO: 9H30 NO POSTO DE GASOLINA DA PRAÇA PANAMERICANA
(ANTES DA PONTE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA).

I. Januário Alves de Santana, consumidor do Carrefour, confundido de roubar
seu próprio carro, foi agredido violentamente por seguranças, sem nenhuma
explicação;
II. Januário Alves Santana foi levado para uma sessão de tortura em cárcere
privado nas dependências do Carrefour;
III. A polícia foi chamada e a violência continuou;
IV.. O Estado é conivente com a ação da segurança privada e atua
internalizando na vítma que ela é reu confesso, com passagem pela
polícia: “Você
tem cara de quem tem passagem (pela polícia). No mínimo, umas 3 passagens.
Tua cara não nega , negão”;
V. Sem prestar devido socorro à vítima, depois do grave e estúpido engano,
os políciais apenas recomendam que ele faça um B.O.;
VI. Em depoimento para a imprensa a esposa de Januário declarou que desde
que eles compraram um Eco Sport, têm enfrentado problemas;
VII. QUE NOME TEM ISSO? RACISMO!

UM ALERTA PARA OS NEGROS
[AO ESCUTAREM UM ALARME TOCAR OU PERCEBEREM ALGUMA MOVIMENTAÇÃO ESTRANHA EM
LOCAIS PÚBLICOS]:
1) Não entre em seu carro, não corra;
2) Disfarce automaticamente para não ser confundido;
3) Entre em alguma loja, comece a conversar com alguém do seu lado;
4) Atenda o celular, mesmo que não esteja tocando;
5) Não chame a polícia e nem fique por perto do segurança do local;
6) Evite ficar perto de outro negro, juntos são suspeitos de formação de
quadrilha.

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1273485-5605,00-PELO+AMOR+DE+DEUS+O+CARRO+E+MEU+DISSE+HOMEM+CONFUNDIDO+COM+CRIMINOSO.html

 19/08/09 - 20h40 - Atualizado em  19/08/09 - 20h47
‘Pelo amor de Deus, o carro é meu’, disse homem confundido com criminoso

Homem negro afirma que foi agredido e humilhado em Osasco.
Ele esperava a família que fazia compras em um supermercado.

**Do G1, com informações do Jornal Nacional

Tamanho da letra

   - A-
   - A+

As dores diminuíram, mas nesta quarta-feira (19) o segurança e técnico em
eletrônica Januário Alves de Santana recebeu uma má noticia do dentista: as
agressões afetaram o maxilar. Ele conta que foi espancado por seguranças do
supermercado Carrefour, em Osasco, na Grande São Paulo, ao ser confundido
com um assaltante. Segundo ele, os agentes acharam que Santana queria roubar
uma moto e o próprio carro onde estava.

Veja site do Jornal Nacional <http://jornalnacional.globo.com/>

A polícia de São Paulo abriu inquérito para investigar o caso. E a direção
do supermercado afastou da função o segurança responsável pela agressão, que
é funcionário de uma empresa terceirizada.

 *saiba mais*

   - Cliente negro diz que foi confundido com ladrão e agredido em
   hipermercado<http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1272840-5605,00-CLIENTE+NEGRO+DIZ+QUE+FOI+CONFUNDIDO+COM+LADRAO+E+AGREDIDO+EM+HIPERMERCADO.html>

O caso ocorreu no dia 7 deste mês. Santana estava dentro de sua EcoSport no
estacionamento do mercado porque a filha dormia no banco de trás. Enquanto
isso, a mulher fazia compras. Segundo ele, um homem armado se aproximou. Era
um segurança do Carrefour, mas a vítima afirma que ele não estava de
uniforme e não se identificou. Os dois lutaram e outros seguranças
apareceram. Santana foi levado para uma sala e espancado.

Ele disse que eu estava roubando carro e me bateu. "Pelo amor de Deus, o
carro é meu", teria dito o homem, enquanto era agredido. "Ele não queria
saber não”, relatou a vítima. Ele disse que as agressões só pararam com a
chegada de um policial militar, mas, mesmo assim, continuou a ser humilhado.

“Você tem cara de quem tem passagem (pela polícia). No mínimo, umas 3
passagens. Tua cara não nega , negão”, afirmou Santana, reproduzindo o que
teria dito um dos homens. A Polícia Militar disse, em nota, que não
compactua com nenhum tipo de discriminação e que instaurou um procedimento
para averiguar o fato.

Também em nota, o grupo Carrefour diz que repudia qualquer forma de agressão
ou desrespeito. E que vai colaborar com a polícia, além de esperar que os
responsáveis sejam “rigorosamente punidos”.

Santana disse que foi vítima de racismo e pretende entrar na Justiça. A
mulher dele tem outra preocupação: o futuro dos filhos. “Pode acontecer com
eles também porque eles são negros. E isso me dói. Acho que o negro não pode
viver, não pode ter os seus bens conquistados e me deixa muito ferida”,
contou Maria dos Remédios, chorando.

------------------------------
Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top
10<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/>-
Celebridades<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/celebridades/>-
Música<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/m%C3%BAsica/>-
Esportes<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/esportes/>

www.mocambos.net
"vamos fazer um mundo mais do nosso jeito"

--
Robson Bomfim (Articulador Cultura Digital SP)
CNPQ/Ministério da Cultura

-
-----    --- eSPAço LivRe dE ArTe---    ----
Free Art CiberNeticA   --- Gimp---    Inkscape
XiluGraVida   @!---§§§#---      Debian/Arch linux/GNU
/Linux--#$ 00101101010010 love bits***.*

http://lattes.cnpq.br/7461730442638498
http://teia2008.org
http://mocambos.net
http://www.noscaminhosdesaopaulo.org/