[Macronoroeste-campinas] FW: BRASIL DENUNCIA E PROTESTA CONTRA GOLPE EM HONDURAS

Isabel Barbosa issil em hotmail.com
Segunda Junho 29 14:40:07 CEST 2009



 


Date: Sun, 28 Jun 2009 18:39:24 -0300
Subject: BRASIL DENUNCIA E PROTESTA CONTRA GOLPE EM HONDURAS
From: alavermelha em gmail.com







From: soniaugusto
To: ;
Subject: Brasil denuncia o golpe de Estado
Date: Sun, 28 Jun 2009 17:13:24 -0300DI



Lula repudia golpe em Honduras e quer Zelaya de volta 

O governo brasileiro condenou, ''de forma veemente'', o golpe militar que depôs neste domingo (28) o presidente de Honduras, José Manuel Zelaya. ''Solidariza-se com o povo hondurenho e conclama a que o presidente Zelaya seja imediata e incondicionalmente reposto em suas funções''. De acordo com a dura nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, ações militares desse tipo são ''um atentado à democracia''.



Veja a íntegra da nota do Itamaraty:


''O governo brasileiro condena de forma veemente a ação militar que resultou na retirada do presidente de Honduras, José Manuel Zelaya, do Palácio Presidencial em Tegucigalpa no dia de hoje e sua condução para fora do país.

Ações militares desse tipo configuram atentado à democracia e não condizem com o desenvolvimento político da região. Eventuais questões de ordem constitucional devem ser resolvidas de forma pacífica, pelo diálogo e no marco da institucionalidade democrática.

O governo brasileiro solidariza-se com o povo hondurenho e conclama a que o presidente Zelaya seja imediata e incondicionalmente reposto em suas funções.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue acompanhando a situação por meio de contatos com outros chefes de Estado e através de informações repassadas pelo ministro Celso Amorim.''

A condenação da quartelada da madrugada deste domingo é unânime. Os líderes mudancistas latino-americanos são os mais enfáticos: o presidente da venezuela, Hugo Chávez, chamou o episódio de ''golpe de Estado troglodita''. A [presidente da Argentina, Cristina Tavarez, falou em ''volta à barbárie'' das ditaduras militares. Mas até o direitista governo Alvaro Uribe, da Colômbia, dissociou-se dos golpistas. O Conselho da União Europeia e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, condenaram igualmente o sequestro de Zelaya.

Da redação, com agências








Instale o novo Internet Explorer 8 otimizado para o MSN. Download aqui


Novo Internet Explorer 8: mais rápido e muito mais seguro. Baixe agora, é grátis!

_________________________________________________________________
Novo Internet Explorer 8. Baixe agora, é grátis!
http://brasil.microsoft.com.br/IE8/mergulhe/?utm_source=MSN%3BHotmail&utm_medium=Tagline&utm_campaign=IE8
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: /pipermail/macronoroeste-campinas/attachments/20090629/23b2dc8e/attachment.htm


Mais detalhes sobre a lista de discussão Macronoroeste-campinas