[Macronoroeste-campinas] FW: [forumpaulista] belas disculpas
Isabel Barbosa
issil em hotmail.com
Sábado Maio 9 15:59:03 CEST 2009
PARA CONHECIMENTO DE TODOS.
BOM FINAL DE SEMANA.
BEL
OP
To: forumpaulista em yahoogrupos.com.br
From: mangyal2005 em yahoo.com.br
Date: Sat, 9 May 2009 04:14:06 +0000
Subject: [forumpaulista] belas disculpas
MINISTÉRIO PÚBLICO vê ilegalidade em doações a Kassab
Bruno Tavares e Diego Zanchetta ( 07.05.09 versão impressa)
O Ministério Público Eleitoral vai pedir a impugnação das contas de campanha do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), e de 46 dos 55 vereadores. A investigação aberta após as eleições de 2008 encontrou irregularidades - de doações proibidas pela lei ao uso de notas fiscais falsas em uma prestação de contas entregue ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Se condenados, os envolvidos podem ficar inelegíveis.
"Estou surpreso. A Justiça Eleitoral já aprovou as contas do prefeito, seguindo o parecer do próprio Ministério Público Eleitoral", argumentou ontem o advogado do DEM Ricardo Penteado.
A investigação atinge ainda 30 doadores de campanha, entre empresas, concessionárias de serviços públicos e associações. Embora as contas do prefeito e dos 55 vereadores tenham sido aprovadas pelo TRE, o juiz eleitoral Marco Antonio Martins Vargas inseriu em seus despachos a possibilidade de reabertura das investigações. "Foi uma aprovação condicional", explica o promotor Maurício Antônio Ribeiro Lopes, da 1ª Zona Eleitoral. "Desde que começamos a apuração minuciosa, já identificamos empresas e entidades proibidas de fazer doações de campanhas", afirmou.
Os nomes dos vereadores e das empresas suspeitos de irregularidades são mantidos sob sigilo. O Estado apurou que entre os alvos do Ministério Público estão a Associação Imobiliária Brasileira (AIB), que representa os interesses do setor imobiliário, e os 27 parlamentares beneficiados por doações da entidade. Também devem fazer parte da lista os parlamentares Ushitaro Kamia (DEM), investigado por não incluir na declaração de bens uma mansão avaliada em R$ 2 milhões na Serra da Cantareira, e Wadih Mutran (PP), por ter recebido doações ilegais. "Eles confiaram na impunidade", disse o promotor eleitoral. "Recomendo aos parlamentares que usam barba que as coloquem de molho."
Tanto nas contas de Kassab quanto nas dos 46 vereadores há basicamente duas irregularidades, segundo o Ministério Público: doações feitas por empresas que controlam ou têm participação em concessionárias de serviços público e doações de associações. Ambas as formas de contribuição são vetadas pela legislação eleitoral (Lei 9.504/97), embora em 2006 ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tenham considerado válida a primeira prática. Até o momento, o Ministério Público encontrou um caso em que há indícios de crime eleitoral. No rastro de uma nota fiscal anexada à prestação de contas de um vereador, o promotor descobriu que a suposta prestadora do serviço jámais funcionou no endereço declarado à Junta Comercial.
__._,_.___
Mensagens neste tópico (1) Responder (através da web) | Adicionar um novo tópico
Mensagens | Arquivos | Fotos | Links | Banco de dados | Enquetes | Associados | Agenda
Assine Revistas Abril com até 1 ano a mais em revistas. Confira!
Notebook Tela Wide10.1 HD160, 1GB Branco-LG por R$1.799 em 12x s/Juros
Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar formato para o tradicional
Visite seu Grupo | Termos de uso do Yahoo! Grupos | Sair do grupo
Atividade nos últimos dias
1
Novos usuáriosVisite seu Grupo
Yahoo! Mail
Conecte-se ao mundo
Proteção anti-spam
Muito mais espaço
Yahoo! Barra
Instale grátis
Buscar sites na web
Checar seus e-mails .
Yahoo! Grupos
Crie seu próprio grupo
A melhor forma de comunicação
.
__,_._,___
_________________________________________________________________
Emoticons e Winks super diferentes para o Messenger. Baixe agora, é grátis!
http://specials.br.msn.com/ilovemessenger/pacotes.aspx
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: /pipermail/macronoroeste-campinas/attachments/20090509/d50b5bf8/attachment.html
Mais detalhes sobre a lista de discussão Macronoroeste-campinas