[Macronoroeste-campinas] Testagem de HIV bate recorde em Campinas

Programa de DST Aids de Campinas imprensa.aids em gmail.com
Terça Agosto 12 18:54:42 CEST 2008


Ambulatório SUS Ceasa e Programa DST/Aids de Campinas atingem marca histórica de 300 testes de HIV em um só dia

Ações desenvolvidas com Atenção Básica focam público heterossexual para conter feminização da epidemia de aids no município 

Uma marca histórica na resposta de Campinas à epidemia de aids foi alcançada ontem na cidade. Em um só dia uma única unidade pública de saúde conseguiu colher testes de HIV de trezentas pessoas. A ação foi realizada em parceria do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas com o Ambulatório do Sistema Único de Saúde (SUS) no complexo das Centrais de Abastecimento S.A. (Ceasa), à rodovia Dom Pedro I (região do Distrito Norte de Saúde). 

A campanha "Bom de cama é quem usa camisinha" objetiva, através de ações de prevenção entre homens heterossexuais e bissexuais que relacionam-se com mulheres, promover também a proteção do público feminino. Nos anos oitenta a relação era de aproximadamente quinze homens com aids para cada mulher com a doença. Atualmente a proporção é de três homens para cada mulher com aids. Desde 1982 cerca de cinco mil casos foram notificados na cidade.

A marca de ontem é o recorde de testagem de HIV já realizada em Campinas em um só dia. O teste é gratuito e sigiloso. O resultado só é revelado à pessoa que fez o teste, em média uma semana após a coleta. Para saber mais sobre onde realizar o teste, a população de Campinas pode informar-se de segunda a sexta, das 7h às 20h, pelo (19) 3236 - 3711. Caso o resultado seja positivo para HIV a pessoa passar ser monitorada e, se necessário, pode iniciar o tratamento imediatamente. A aids não tem cura, mas tem tratamento, oferecido gratuitamente através do SUS.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação e Comunicação Social (Necs) do Programa DST/Aids de Campinas, Maria Alice Satto, a epidemia de aids tem crescido entre mulheres adultas que relatam parceria fixa e por isso as ações focadas nos homens que relacionam-se com mulheres. Estimativa com base em cálculo do Ministério da Saúde indica que em Campinas cerca de duas mil pessoas têm o vírus HIV e não sabem. Além do teste, camisinhas também são oferecidas gratuitamente à população.

Para mudar essa situação o Programa DST/Aids tem investido em ações descentralizadas de prevenção junto à rede SUS de Atenção Básica (Centros de Saúde, Módulos de Saúde da Família, entre outras) e incentivado a realização do teste de HIV, uso da camisinha em todas as relações sexuais e práticas de redução de danos para usuários de drogas, como o não-compartilhamento de agulhas e seringas. De maneira geral a epidemia na cidade está em declínio.

Nas ações de prevenção realizadas ontem, durante a 1ª Feira de Saúde do Ambulatório SUS Ceasa, com apoio da Central de Abastecimento de Campinas, foram distribuídos adesivos, camisetas e folderes informativos e educativos. Ações lúdicas também foram desenvolvidas, como apresentações de duplas e grupos musicais. Numa tenda identificada como "Cantinho do bom de cama" grafiteiros, sob coordenação de técnicos da saúde, customizaram camisetas com mensagens criadas pelos próprios usuários do SUS que participaram da Feira.

As camisetas oferecidas ontem trazem a frase "A camisa te deixa elegante, a camisinha te garante" foi criada por um trabalhador da Ceasa, Domingos Paixão, que concorreu com autores de mais de oitenta outras frases inscritas no concurso. Ele foi premiado ontem com um aparelho de MP4 (que reproduz músicas, vídeos e fotos) durante a Feira. Balanço parcial divulgado ontem informava apenas 100 testes, número superado no balanço final, realizado após o término do evento.

Fique Sabendo

"Fique Sabendo" é o nome da campanha nacional de incentivo ao teste de HIV e sífilis. A realização do teste de aids também é uma ação preventiva. O diagnóstico precoce é muito importante para a realização de um tratamento que garanta a qualidade de vida da pessoa que vive com HIV/aids. O diagnóstico também pode fazer a diferença na gravidez. Mães que vivem com HIV/aids podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e puerpério. 
 
O teste e o tratamento são gratuitos. Além disso, quem realiza o teste em um CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) conta com apoio e orientação antes e depois do resultado. O teste de HIV, em Campinas, pode ser realizado em qualquer Centro de Saúde e outras unidades da Rede SUS. O teste também pode ser realizado no "Coas" CTA, localizado no Centro, à Rua Regente Feijó, 637, telefone (19) 9232 - 4092, de segunda a sexta, das 8h às 18h, ou no CTA Ouro Verde, junto ao complexo hospitalar Ouro Verde (em frente ao Terminal Ouro Verde), à avenida Rui Rodrigues, 3434, telefone (19) 3226 - 7475, somente às segundas-feiras, das 13h às 17h.

.........................................................................................................................
Mais informações à Imprensa: (19) 9232 - 4092, com Eli Fernandes 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: /pipermail/macronoroeste-campinas/attachments/20080812/fc4ef182/attachment.htm


Mais detalhes sobre a lista de discussão Macronoroeste-campinas