[Macronoroeste-campinas] Fw: Notícias do Pólis - 06 de agosto - No. 63

Orcamento Participativo orcamento.participativo em campinas.sp.gov.br
Quinta Agosto 7 19:40:58 CEST 2008


----- Original Message ----- 
From: Instituto Pólis 
To: undisclosed-recipients: 
Sent: Wednesday, August 06, 2008 6:07 PM
Subject: Notícias do Pólis - 06 de agosto - No. 63


     
      6 de Agosto de 2008 
     
                  Artigo: Desafios à construção da democracia participativa no Brasil

                  Neste texto, o pesquisador do Instituto Pólis, Pedro Pontual, busca dialogar com a produção anterior do Observatório dos Direitos do Cidadão, com outras produções sobre conselhos e com o acúmulo da discussão de diversas redes que se dedicam a temática da participação cidadã. A idéia é fazer um balanço e uma reflexão crítica sobre as práticas dos conselhos de gestão das políticas públicas acompanhadas pelo observatório e os desafios que elas evidenciam para o atual processo de construção da democracia participativa no Brasil. 
                  Leia mais.

                  Edição de agosto do Le Monde Diplomatique Brasil já está nas bancas

                  Poluição, trânsito, violência, pobreza e riqueza convivendo lado a lado. Viver nas grandes cidades brasileiras está cada vez mais complicado. Porém, a solução do caos que toma conta das metrópoles passa por questões complexas e políticas. A edição de agosto do Le Monde Diplomatique Brasil se debruça sobre as razões da crise metropolitana e também reflete sobre como mudar a vida de cidades à beira do colapso. Esta edição apresenta uma novidade: semanalmente, o sítio do Instituto Pólis irá disponibilizar na íntegra, uma matéria ou artigo produzido pela equipe Brasil da publicação. Para abrir esta seção, O Bolsa Família funciona? reportagem de Francisco Menezes, diretor do Ibase e de Mariana Santarelli, pesquisadora do Ibase.
                  Leia mais.


--------------------------------------------------------------

                  Rápidas

                  Lançamento das atividades do Pontão Temático da Cultura de Convivência e Paz
                  O dia 11 de agosto vai marcar o lançamento oficial das atividades do projeto Pontão Temático da Cultura de Convivência e Paz, um convênio entre o programa Cultura Viva do Ministério da Cultura e o Instituto Pólis. O evento celebra o nascimento de uma idéia que ganha cada vez mais força no mundo de hoje: a criação de culturas de convivência e paz. Paz com reconhecimento da existência de diferenças e conflitos, com participação ativa, princípios de solidariedade e justiça, prática do diálogo e da não-violência. O lançamento contará com as participações de Célio Turino, secretário de programas e projetos culturais do Ministério da Cultura; Cecilia Garçoni, chefe da representação regional do MINC em São Paulo; Hamilton Faria, coordenador do Pontão Pólis de Convivência e Cultura de Paz; e um representante da Comissão Estadual dos Pontos de Cultura do Estado de São Paulo. As manifestações artísticas ficarão por conta do contador de causos Eufraudisio Moesto, do Ponto de Cultura Mutirão Jovem; do poeta Hamilton Faria; do artista plástico e compositor Bené Fonteles; e de Otávio Bastos, professor do Teatro Escola Brincante.

                  Abaixo Assinado pede aprovação do Projeto de Lei da Alimentação Escolar
                  O Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) organiza um abaixo-assinado onde exige a tramitação do Projeto de Lei nº 2877/2008, que amplia e cria um marco regulatório para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O documento tem o apoio de diversas organizações da sociedade civil, como o Instituto Pólis. A aprovação do projeto, que está na Câmara dos Deputados, beneficiará mais de 8 milhões de estudantes do ensino médio e de escolas de alfabetização. A proposta é fundamental na luta pela promoção da segurança alimentar e nutricional, pois reafirma a alimentação escolar como um direito humano. Além disso, a compra destes alimentos deverá dar preferência aos produtos da agricultura familiar e sustentável. O abaixo assinado será entregue aos parlamentares. Veja como participar e leia a íntegra do Projeto de Lei

                  Coletivo lança campanha de apoio à demarcação das terras indígenas Raposa Serra do Sol
                  O coletivo Makunaima Grita, formado por integrantes da sociedade civil, divulga manifesto no qual pede o apoio de todos os brasileiros à mobilização pela manutenção da demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. A demarcação, assinada em abril de 2005 pelo Presidente Lula, está ameaçada. A desintrusão das terras ocupadas ilegalmente por arrrozeiros, que deveria se iniciar no final de março, em ação da Polícia Federal, terminou suspensa em abril pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A resistência que a ação da PF desencadeou entre os arrozeiros provocou conflitos com a destruição de pontes, lançamento de bombas caseiras e até enfrentamento armado, envolvendo índios e produtores. Neste mês de agosto, os ministros do STF deverão julgar o caso. Por essa razão, o grupo Makunaima Grita pede o apoio de todos os brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito e da Constituição de 1988. O Instituto Pólis apóia a campanha. Veja como asinar o manifesto. Leia o dossiê que o Instituto Socioambiental preparou sobre o caso.


--------------------------------------------------------------

                  Agenda

                  Debate: Os padrões de produção e consumo alimentar e o aquecimento global 
                  O Diálogos do Nosso Tempo da Escola da Cidadania convida para o debate Os padrões de produção, o consumo alimentar e o aquecimento global. A atividade irá refletir sobre como certos hábitos de consumo podem interferir nas mudanças climáticas e no aquecimento global do planeta. Como debatedores, Marly Wincler, Presidente da Sociedade Brasileira Vegetariana; e Renata Pistelli, do Instituto Kairós.
                  Data: 12 de agosto - à partir das 19h
                  Local: Instituto Pólis - R. Araújo, 124 - metrô República
                  Inscrições: 11 2174-6805 (período da tarde) ou escoladacidadania em polis.org.br
                  Atividade gratuita

                  Reunião preparatória da I Conferência do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz
                  A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, a Subprefeitura Sé e o Fórum Agenda 21 Centro convidam para a reunião preparatória da I Conferência do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz, da Subprefeitura Sé. A atividade faz parte do estímulo à cidadania participativa.
                  Data: 11 de agosto - às 14h
                  Local: Auditório da Subprefeitura Sé - Av. Do Estado, 900
                  Mais informações: 11 3329-8200


                  Lançamento do Comitê SP da Campanha Nacional pela Moradia Digna
                  Os movimentos de moradia de São Paulo convidam para a solenidade que marcará o lançamento do comitê São Paulo da Campanha Nacional pela Moradia Digna. A Campanha reúne as entidades nacionais que lutam pela moradia, parlamentares, centrais sindicais, frentes parlamentares pela habitação e reforma urbana, fórum dos secretários estaduais da Habitação, associações de Cohabs e entidades nacionais empresariais da construção civil.
                  Data: 11 de agosto - às 14hs
                  Local: Auditório Franco Montoro - Assembléia Legislativa de SP - Av. Pedro Alvares Cabral, 2001 
           
     
     
      Clique aqui para remover seu e-mail de nossa lista 
      Mensagem Automática - Favor não responder este e-mail 
      Instituto Pólis - http://www.polis.org.br/  



--------------------------------------------------------------------------------


No virus found in this incoming message.
Checked by AVG. 
Version: 7.5.524 / Virus Database: 270.5.12/1597 - Release Date: 07/08/08 05:54
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: /pipermail/macronoroeste-campinas/attachments/20080807/de98de04/attachment.html


Mais detalhes sobre a lista de discussão Macronoroeste-campinas