[Macronoroeste-campinas] FW: [interconselhoscps] ARTIGO JORNAL CORREIO POPULAR

Isabel Barbosa issil em hotmail.com
Segunda Junho 16 15:17:27 CEST 2008




________________________________
> Date: Mon, 16 Jun 2008 01:12:12 -0200
> Subject: [interconselhoscps] ARTIGO JORNAL CORREIO POPULAR
> From: juniorsaudecampinas em terra.com.br
> To: interconselhoscps em grupos.com.br
> 
> 
> [http://ads.grupos.com.br/www/delivery/avw.php?zoneid=11&cb=1213618976&n=a9411715&source=categoryId_®]
> 
> Este é um artigo públicado no Jornal Correio Popular no dia 10 de junho de 2008.
> 
> 
> 
> Conselho Municipal de Saúde e os Avanços do SUS    07/06/2008
> 
> O Conselho Municipal de Saúde de Campinas é um dos mais antigos do nosso país criado logo após a regulamentação da lei federal 8.142/90, onde define a importância do controle social, ou seja, a participação da comunidade nas decisões das políticas públicas de saúde dos municípios, estados e união através de Conselhos e Conferências sendo estas instancias deliberativas.
> 
> A Conferência Municipal de Saúde (que deve ser realizado a cada 4 anos), é o órgão máximo de deliberações, onde são discutidas várias políticas de saúde para o município como: atenção básica e saúde da família, assistência farmacêutica, vigilância em saúde, urgência e emergência, ações de média e alta complexidade, saúde mental, saúde bucal, saúde do trabalhador, controle social, gestão da educação em saúde, gestão da ciência e tecnologia, financiamento, informação e informática, enfim todos os temas de relevância para o município. Depois de debatido todos esses temas com os trabalhadores, gestores e usuários elabora-se um relatório que servirá como guia para o gestor municipal executar durante quatro anos e norteará as ações do Conselho Municipal de Saúde e de toda a sociedade do respectivo município.
> 
> O Conselho Municipal de Saúde, tem como tarefa ajudar na construção do controle social e na gestão participativa, ou seja, despertar as pessoas para terem uma consciência de cidadania, tem a tarefa de fiscalizar, organizar, controlar e elaborar as políticas de saúde no dia-dia, tem o papel de ouvir o clamor da população por melhorias na saúde lá no seu centro de saúde, nos prontos socorros e ambulatórios de especialidades onde muitos desconhecem o seu direito que esta na constituição do Brasil no seu artigo 176 “Saúde é um Direito de Todos e Dever do Estado”; agora será que esta realidade é para todos? Se formos parar para pensar iremos chegar numa conclusão que em nosso país a saúde ainda tem que melhorar bastante, porém para que isso ocorra deverá ter mais investimentos em saúde e que cada esfera seja ela municipal, estadual ou federal aplique o que realmente é necessário para atender a todos com dignidade, respeitando e aprovando Emenda Constitucional 29 onde o governo terá que indicar as fontes desse financiamento.
> 
> Em Campinas, podemos afirmar que apesar de todos os problemas que temos em alguns setores da saúde se analisarmos a nível Brasil, hoje realmente somos uma ilha em qualidade e assistência em saúde, podemos dizer que muitas pessoas deixam seus estados para fazerem tratamentos e cirurgias aqui em nosso município, muitas vezes penalizando o próprio morador do nosso município que muitas vezes passa anos para se conseguir uma cirurgia ou tratamento especializado, talvez isto não ocorresse se todos os estados e municípios se preocupassem melhor com a saúde. O SUS esta completando praticamente 20 anos e temos ainda muitos desafios pela frente, é um modelo de saúde que não descrimina ninguém atende a todos,mesmo com pouco recurso “opera milagres” pois garante assistência básica até a cobertura de transplantes e tratamento de AIDS, fato esse que muitos planos particulares não cobrem.
> 
> Tivemos muitos avanços na saúde nos últimos 7 anos onde se inicia dentro do “Governo Democrático e Popular” (2000-2004) e temos uma seqüência no atual Governo “Primeiro os que mais precisam” (2005-2008) que foram conquistados juntamente pelo trabalho da Secretária Municipal de Saúde em destaque a todos os funcionários públicos e os contratados que se empenham todos os dias para melhor atender os usuários e Conselho Municipal de Saúde, nesse ponto podemos destacar algumas conquistas como a luta dos agentes comunitários que agora passam a integrar os quadros da prefeitura municipal, a ampliação e reforma de vária unidade de saúde como do C.S. Ipaussorama , C. S. Florence e C.S. Valença, a construção de várias unidades de saúde onde atenderá as populações mais carentes do nosso município como os bairros Santa Rosa, Rossin, Oziel, Fernanda, Campo Belo e muitos outros, uma política de participação da comunidade onde o Secretário de Saúde, Presidente do Conselho e membros do conselho municipal de saúde atendem todas as semanas conselhos locais de saúde para discutir problemas do dia-dia e encaminha soluções, nas questões de atendimento de complexidade temos obras importantes como P.S. do Campo Grande, P.S. Infantil Dr. Mário Gatti, Centro de Referência do Idoso e Hospital do Ouro Verde, que terá um Conselho Local de Saúde e um Conselho Gestor com participação do Conselho Municipal de Saúde para que haja total transparência nas ações de parceria com UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo),não esquecendo que a gestão é de direção única, ou seja, executada pela Secretária Municipal de Campinas.
> 
> É desta forma que construímos o SUS, com participação popular nos conselhos de saúde e empenho por parte dos gestores, governantes e usuários; viva o SUS !!!
> 
> Ercindo Mariano Junior
> 
> Presidente Conselho Municipal de Saúde/Economista- PUCCAMP/
> 
> 
> 
> juniorsaudecampinas em terra.com.br
> 
> 
> 
> 
> 
> 
> 
> 
> 
> 
> 
> 
> [http://imagens.grupos.com.br/e/h.gif]
> 
> cancelar assinatura - página do grupo

_________________________________________________________________
Cansado de espaço para só 50 fotos? Conheça o Spaces, o site de relacionamentos com até 6,000 fotos!
http://www.amigosdomessenger.com.br


Mais detalhes sobre a lista de discussão Macronoroeste-campinas