[Macronoroeste-campinas] Usuários do CRDST/Aids têm representação em Conferência de Saúde

Eli dos Santos Fernandes fernandeseli em gmail.com
Sábado Agosto 18 20:44:39 CEST 2007

*Conselho Local do CR DST/Aids de Campinas participa de sua primeira
Conferência Municipal de Saúde*

*Saúde e qualidade de vida são tema do encontro realizado na Câmara
Municipal de Saúde, preparatório para 13 Conferência Nacional *

A 8º Conferência Municipal de Saúde de Campinas, realizada sexta e sábado,
dias 17 e 18 de agosto de 2007, no Salão Vermelho da Prefeitura e na Câmara
Municipal teve, pela primeira vez em sua história, a participação de
representação do Conselho Local de Saúde (CLS) do Centro de Referência (CR)
do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids
(PMDST/Aids) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de
Campinas.

O Conselho Local do Centro de Referência do PMDST/Aids foi eleito e
empossado em 1 de Dezembro de 2006, Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Em
outras conferências os usuários do Centro de Referência do PMDST/Aids
participaram deste espaço através de representação nos Distritos Sanitários
de Campinas, como ocorreu em 2006, experiência que serviu de acúmulo para
implantação do Conselho Local na unidade.

"Eu penso que toda ampliação para participação dos segmentos da sociedade
civil organizada ou de usuários do Sistema Único de Saúde é um avanço na
legitimação do SUS", disse a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids
de Campinas, a enfermeira sanitarista Maria Cristina Feijó Januzzi Ilario,
que também participou da Conferência Municipal de Saúde.

Ela explicou que a base da construção da política pública de saúde é o
controle social. "Considero que os usuários do Centro de Referência do
Programa DST/Aids têm se organizado desde a origem do SUS para isso e agora
eles estão ocupando os espaços para colaborar na construção programática da
Saúde Pública, com outras áreas", disse Cristina.

A usuária do Centro de Referência do PMDST/Aids, a dona de casa F.M.B.L., do
segmento usuários do Conselho Local de Saúde da unidade, afirmou que
participa como representante do órgão e como cidadã. "É minha primeira
participação como cidadã e como conselheira. Nunca participei de uma
conferência de Saúde, anteriormente. Esta participação é de extrema
importância porque assim eu me integro e me intero de outros problemas que
realmente a saúde pública enfrenta e que tenta solucionar contando com o
controle social", disse a usuária.

A participação destes conselheiros também foi destacada pelo presidente do
Conselho Municipal de Saúde de Campinas, Ercindo Mariano Júnior. "É uma
experiência ímpar na vida de uma pessoa a participação neste espaço. É uma
experiência de construção de cidadania, de consciência crítica e a
importância para este cidadão é de construir a saúde pública estar
construindo coletivamente".